Conteúdos

Estudar o funcionamento da classificação periódica

Relacionar a Classificação periódica com as semelhanças entre os elementos

Objetivos

• Entender a Tabela Periódica como uma valiosa fonte de informações;

• Entender que os elementos químicos são agrupados em função das semelhanças de suas propriedades;
• Utilizar a Tabela Periódica na resolução de problemas;
• A partir da compreensão da organização periódica dos elementos, justificar corretamente proposições verdadeiras ou falsas e
• Extrapolar os conhecimentos aprendidos para sua utilização prática.

1ª Etapa: Início de conversa

As tabelas periódicas são úteis em várias áreas do conhecimento porque nelas encontramos informações sobre elementos químicos que não se alteram. São sistemáticas, qualitativas e quantitativas e facilitam o estudo pela própria formatação que se apresenta.

Diversas propriedades podem ser identificadas ao longo da Tabela. É o caso, por exemplo, do raio atômico, da eletronegatividade entre outras.
Apresente então aos alunos alguns  modelos de Tabela Periódica como, por exemplo, uma tabela virtual de onde podemos extrair várias informações sobre os elementos (link 1), mas não deixar de pontuar que muitas das tabelas conhecidas não são aprovadas pela IUPAC, União Internacional de Química Pura e Aplicada.

2ª Etapa: Histórico

Peça aos alunos que assistam o vídeo sobre a historia da tabela periódica, criado pelo cientista russo Dimitri Mendeleev. (link 2).

3ª Etapa: Explicando a tabela periódica

Com a Tabela Periódica exposta na sala, (link 1),  mostre que os elementos estão dispostos em famílias ou grupos, que são as divisões verticais que vemos na Tabela.

Conhecidos os grupos, identifique os períodos. Indague aos alunos: quais elementos estão no primeiro período? Explique que período são as “linhas” na Tabela, que representam o número de camadas eletrônicas ao redor do átomo. Elementos do primeiro período têm uma camada eletrônica, do segundo, duas camadas, e assim por diante.

Mostre a ordem crescente do número atômico nesses períodos e explique o que é o número atômico – o número de prótons, ou seja, partículas positivas, encontrados dentro do núcleo. Diga para a classe que é ele que caracteriza um átomo, pois é único para cada elemento.
Identifique também a localização do número de massa, contando à classe que ele representa a soma do número de prótons e nêutrons do átomo. Explique que essa massa também está distribuída na ordem crescente na tabela periódica, da esquerda para a direita e de cima para baixo, como referência para essa aula você pode usar o (link 3).
Deixe claro aos alunos o quanto foi  complexa a criação de um classificação que pudesse ser considerada universal, e mostrar que não se trata de uma estrutura fechada, fale dos novos elementos que eventualmente são descobertos (link 5).

4ª Etapa: Avaliação do grupo

Observe se os alunos conseguem reconhecer os principais elementos e a periodicidade com que estão distribuídos na tabela. É importante avaliar se eles conseguem reconhecer suas principais características e como elas se modificam em relação à posição de cada elemento na tabela. Outro fator importante a ser observado pelo professor é se os alunos conseguem identificar as posições do número de massa, número atômico e nome dos elementos.

5ª Etapa: Fechamento

Acumular informação através da observação, organizar essa informação para procurar regularidades, perguntar-se por que as regularidades existem e comunicar a outrem as descobertas são atividades básicas da ciência. O questionamento é simples: Por que as regularidades existem?

As explicações envolvem átomos, elétrons e moléculas formadas pelas ligações químicas entre átomos. Nada disso pode ser observado diretamente e qualquer propriedade que lhes seja atribuída deve ser inferida pela interpretação de experiências que dão resultados visíveis.

Traduzindo fazemos uso de suposições e modelos para explicar de maneira convincente aquilo que não podemos ver, mas com ajuda de diversas evidências desconfiamos.

Teríamos uma situação análoga se fizéssemos uma tentativa para determinar a natureza de um objeto contido em um recipiente fechado, simplesmente por meio de observações externas.

Materiais Relacionados

Links para consulta.

o Link 1 – Tabela periódica online  http://tabela.oxigenio.com/
o Link 2 – O Sonho de Dimitri Mendeleev – organizando a tabela periódica http://www.youtube.com/watch?v=C9w8_uMn4MY
o Link 3 – Química – Tabela Periódica: Definição http://www.youtube.com/watch?v=RII_OM56t8I
o Link 4 – Fleróvio e livermório, os novos nomes dos elementos 114 e 116 da Tabela Periódica http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/flerovio-e-livermorio-os-novos-nomes-dos-elementos-114-e-116-da-tabela-periodica

Arquivos anexados

  1. Tabela Periódica
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