O projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), elaborou um vídeo para explicar a Educação Inclusiva. Com aproximadamente 22 minutos de duração, a produção reúne depoimentos da professora Cláudia Barsand e de docentes da rede municipal de Contagem (MG). Temas como inclusão, acessibilidade, ensino e aprendizagem são pensados a partir das experiências ocorridas no chão da escola.

Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o número de matrículas de pessoas com deficiência em salas de aula comum, no Brasil, aumentou 6,5 vezes entre os anos de 2005 e 2015. O total passou de 114.834 para 750.983 estudantes matriculados.

“Quando a gente fala em educação inclusiva, temos que pensar no direito que a pessoa tem em estar dentro da escola. É um direito de entrada, permanência e terminalidade”, descreve Barsand no documentário. “A sociedade é para todos e todos têm que caber nela. Independente de características individuais”, acrescenta.

O projeto é desenvolvido por professores e alunos da faculdade de educação da UFMG e por membros do Centro de Pesquisa em História da Educação (GEPHE). O grupo de pesquisadores também produz um programa semanal de rádio, seminários, publicações e pesquisas.

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