A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, de 2008, permitiu que a grande maioria dos alunos com diferentes deficiências que se encontravam segregados em classes ou escolas especiais pudessem finalmente migrar para instituições e classes regulares.
Esse processo de universalização no acesso ao ensino, porém, esbarrou na falta de investimentos na escola pública e também na carência de uma formação inicial e continuada que garanta ao professor elaborar estratégias de aprendizagem para essa população. Assim, promover a inclusão também exige revistar teorias, repensar práticas e buscar soluções para desafios bastante particulares que se apresentam no dia a dia de cada escola pública.
Para colaborar com a pesquisa dos docentes das escolas regulares por estratégias, orientações e recursos didáticos para alunos com deficiência, trazemos cinco opções de livros que abordam o tema a partir da realidade escolar brasileira. Em comum, discutem práticas bem-sucedidas que não desconsideram as potencialidades, as diferenças e a diversidade desses estudantes.
Educação Inclusiva: diversos olhares entre teorias e práticas
Katia Maria de Moura Evêncio, Appris, 2018
Valorizar o conhecimento teórico como recurso fundamental para uma boa prática pedagógica é um dos objetivos deste livro. Entre os benefícios desta relação teoria-prática, destacam-se a possibilidade do professor acessar alternativas que lhe ajudam a superar desafios comuns no cotidiano escolar, assim como promover um atendimento humanizado e empático tanto para este aluno com deficiência quanto para seus responsáveis.
Educação inclusiva: práticas pedagógicas para uma escola sem exclusões
Lúcia Guaciara dos Santos Silva, Paulinas, 2014
A obra discute termos e mitos relacionados às pessoas com deficiência intelectual, auditiva, visual e física no ambiente escolar, sugerindo estratégias e recursos didáticos que podem ser aplicados durante o processo de ensino e aprendizagem. Tudo isso, porém, sem desconsiderar a diversidade, as particularidades e as diferenças desses estudante, que também possuem potencialidades a serem estimuladas e valorizadas.
Das intenções à formação docente para a inclusão – Contribuições do desenho universal para a aprendizagem
Jacqueline Lidiane de Souza Prais, Appris, 2017
A autora reforça a importação da formação de professores e da organização do ensino nas práticas pedagógicas inclusivas. Para auxiliar professores, ela apresenta uma unidade didática na qual o planejamento das atividades pedagógicas foi baseado nos princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem. A iniciativa foi testada em um curso de extensão com 40 licenciados de Pedagogia.
Práticas pedagógicas em contextos de inclusão – Situações em sala de aula
(volumes 1 a 3)
Marco Antonio Melo Franco e Leonor Bezerra Guerra (orgs.), Paco Editorial, 2015
A coleção de três volumes relata a experiência do projeto de extensão da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) intitulado “Inclusão: Práticas pedagógicas, aquisição do sistema de escrita e outras aprendizagens”. A iniciativa foi desenvolvida em parceria com as Secretarias de Educação dos municípios de Mariana e Ouro Preto. Entre os temas dos volumes, destacam-se: alfabetização e deficiência intelectual; construção de práticas pedagógicas inclusivas; o aluno com mielomeningocele no ensino regular; práticas pedagógicas inclusivas no ensino fundamental; o atendimento educacional especializado (AEE); ações pedagógicas com uma criança com paralisia cerebral; com um estudante surdo; entre outros.
Educação inclusiva na prática (2020)
Rodrigo Hübner Mendes, Fundação Santillana / Moderna, 2020
Este e-book desenvolvido pelo Instituto Rodrigo Mendes traz cinco estudos de casos de estudantes com diferentes deficiências ocorridos na escola pública. A partir da história real, são apresentados o contexto, o desafio vivido e como este foi enfrentado em diferentes esferas: políticas públicas, gestão escolar, estratégias pedagógicas, famílias e parcerias. Assim, auxilia o professor a entender a inclusão por uma perspectiva global e multifacetada. A obra é gratuita e pode ser baixada em PDF e em versão acessível.
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