Incluir todos os estudantes e assegurar que cada pessoa tenha uma oportunidade igual para o progresso na educação continuam sendo grandes desafios nos sistemas educacionais de todo o mundo. Para aprofundar as discussões sobre o assunto, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) lançou o “Manual para garantir inclusão e equidade na educação”. O objetivo é ajudar sistemas a superar obstáculos no acesso ao ensino de qualidade, participação, processos de aprendizagem e resultados.
A publicação se baseia em pesquisa e boas práticas internacionais, revisando quadros em que a equidade e a inclusão já figuram em políticas existentes; as ações necessárias para melhorar políticas e sua implementação e, também, formas de monitorar o progresso à medida que as ações são realizadas. Para isso, apoia a ideia de que “todo estudante é importante e tem igual importância”.
O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS 4) identifica inclusão e equidade como princípios-chave para sistemas educacionais. De acordo com o manual, o primeiro conceito diz respeito ao processo que ajuda a superar barreiras que limitam a presença, participação e conquistas dos estudantes. Já o segundo visa garantir que existe uma preocupação com justiça e processos justos, de modo que o ensino de todos os estudantes seja considerado da mesma forma.
Ainda segundo o documento, integrar os princípios da equidade e da inclusão na educação envolve valorizar a presença e participação de todos os estudantes, independente de seus contextos e características pessoais.
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Crédito da imagem: reprodução “Manual para garantir inclusão e equidade na educação”