A Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi), do Ministério da Educação (MEC), apresenta para consulta pública o texto que atualiza a Política Nacional de Educação Especial. Até o dia 21 de novembro de 2018, o documento pode ser acessado pela internet e receber a opinião de entidades, professores, pais e alunos. Durante o processo, será realizada uma audiência pública. Após o encerramento da consulta, o texto consolidado será encaminhado ao CNE.

As pessoas com deficiência visual podem ler o material com o apoio de aplicativos de leitura. Para as pessoas surdas, o documento foi todo traduzido na língua brasileira de sinais (Libras).

Segundo o MEC, a nova redação foi elaborada com o apoio de 25 entidades e especialistas. Nela, são contempladas os transtornos do espectro autista, a deficiência intelectual e as altas habilidades e superdotação. Contudo, essa proposta de alteração do público da política é questionada por entidades de educação.

“O texto debatido generaliza a ideia de que estudantes que enfrentam algum tipo de dificuldade na escola, de natureza comportamental ou de aprendizagem, devem integrar o público da educação especial. Com isso, alunos com dificuldades transitórias ou com dislexia e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) seriam incluídos”, explica a professora e membro do comitê do Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (Mieib), Sumika Freitas.

“Esse conceito seria alargado de modo não pedagógico e não consensual, desconsiderando a produção científica na área. Além disso, isso aumentaria a demanda sem destinar recursos”, decreta.

Atualmente, o país possui um milhão de estudantes da educação especial matriculados nas escolas públicas e privadas da educação básica.

Veja mais:
Educação especial e ensino inclusivo podem ser complementares

Crédito da imagem: Wavebreakmedia – iStock

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

E-book usa passatempos para apresentar cientistas negras brasileiras aos alunos

Iniciativa da UFPR narra biografias por meio de caça-palavras, palavras-cruzadas e desenhos para colorir

há 3 anos
Notícias

Portal da Unesp reúne conteúdos para o ensino da diversidade

Material disponibilizado no site contribui com práticas inclusivas e garantias de direitos

há 6 anos
Notícias

Educação para cidadania global incentiva alunos à criticidade, diz Unesco

“Traz suporte para compreenderem relação entre o local e o global”, ressalta Cecilia Barbieri

há 8 anos
Notícias

Respeito à diversidade é consenso entre defensores e opositores da Base Nacional Curricular

“Debate está na contramão do conservadorismo”, diz o coordenador da pesquisa, Antônio Batista

há 9 anos

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.