A Universidade Estadual Paulista (Unesp), em parceria com o Santander Universidades, lançou o portal “Educando para a Diversidade”. A iniciativa visa divulgar conteúdos, informações e ações que contribuam para a construção de práticas inclusivas e de garantia de direitos. Os materiais divulgados enfocam as multiplicidades de gerações, de gênero, de sexualidade, étnico-raciais, de deficiências, entre outros.
Em sua estreia, o portal oferece um conteúdo que explica a diferença entre sexo, orientação sexual e identidade de gênero; como se dá a construção de gêneros; apresenta dados sobre a violência contra pessoas transgêneras no Brasil e informa como denunciar práticas de violência contra esse segmento da população.
A iniciativa possui coordenação-geral do professor do curso de jornalismo da Unesp e militante do movimento negro, Juarez Tadeu de Paula Xavier. Em 2015, o docente foi um dos alvos das ofensas racistas escritas em um banheiro masculino da universidade. Os professores Daniela Cardozo Mourão, Fernanda Henriques, Leonardo Lemos de Souza e Raul Aragão Martins completam ainda o time de coordenadores.
Veja mais:
Infográfico esclarece sigla LGBT e termos ligados à orientação sexual