A trajetória de cientistas negras brasileiras pode ser apresentada aos estudantes por meio de atividades lúdicas. Essa é a proposta do livro online gratuito “Cientistas Negras: Brasileiras – Volume 1”. Idealizada pelo projeto “Meninas e Mulheres nas Ciências”, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), a publicação traz as histórias de 15 acadêmicas de diferentes áreas contadas por meio de passatempos como caça-palavras, palavras cruzadas e desenhos para colorir.
Entre as mulheres retratadas, estão Neusa Santos Souza (Ciências da Saúde), Rita de Cássia dos Anjos (Ciências Exatas e da Terra), Enedina Alves Marques (Engenharias), Katemari Rosa (Multidisciplinar), Simone Maria Evaristo (Ciências Biológicas), Sueli Carneiro (Ciências Humanas), Nilma Bentes (Ciências Agrárias), Luiza Bairros (Ciências Sociais Aplicadas) e Conceição Evaristo (Linguística, Letras e Artes) .
“Desejamos contribuir, de alguma maneira, com a redução das injustiças sociais, por meio de uma educação científica humanizadora e que possa inspirar a nossa e as futuras gerações”, justifica a equipe do projeto na apresentação da obra.
Veja mais:
Confira livros sobre mulheres que marcaram as ciências
“Não estudar heroínas negras é negar parte importante da nossa história”
7 livros infantojuvenis para valorizar a cultura negra com os alunos