A maioria das pessoas, hoje, usa as tecnologias digitais e os aplicativos para se informar e explorar interesses que vão além do que já têm acesso na escola ou encontram no ambiente familiar, nas redes de amigos ou em suas comunidades locais. Essas são algumas razões do sucesso de apps de troca de mensagens como o WhatsApp. Para discutir seu potencial pedagógico, diversos pesquisadores se reuniram na produção do Livro “WhatsApp e Educação: entre imagens, mensagens e sons”, que está disponível gratuitamente online.
A obra analisa essa ferramenta como espaço de formação, ensino e aprendizagem. Seus capítulos apresentam experiências de pesquisadores e propostas para ensinar e aprender tendo o WhatsApp como mediador do processo.
Os textos estão organizados em três segmentos: mediação e processos comunicativos; processos educativos; e autoria e prática docente.
Entre os temas abordados em cada capítulo, estão o WhatsApp como dispositivo pedagógico para a criação de ecossistemas educomunicativos; como espaço de interação entre alunos com deficiência; como meio para reconfigurar práticas de leitura e escrita; e seu uso em processos formativos e interativos e na construção científica.
“Esse aplicativo favorece a docência e a aprendizagem em sala de aula presencial e online porque permite reunir interlocutores em bidirecionalidade, multidirecionalidade, comunicação síncrona [que ocorre de forma simultânea, como uma ligação telefônica]e assíncrona [que não ocorre exatamente ao mesmo tempo, como uma troca de e-mails], com troca de texto, áudio, imagem e vídeo, documentos em PDF e ligações gratuitas por meio de conexão com a internet” opina o sociólogo e doutor em educação, Marco Silva, no prefácio.
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