Cecília Barbieri fala sobre importância da educação para a caidadania
global (Crédito: Bruno Sousa/El País)
Quais são os conhecimentos e atitudes que por meio da educação é preciso desenvolver nos estudantes para garantir um mundo justo, tolerante, inclusivo e sustentável? A busca por essa resposta é encampada por quem acredita na chamada educação para a cidadania global. “Visa capacitar os estudantes a assumirem papeis ativos tanto local como globalmente, enfrentando os desafios em suas dimensões sociais, políticas, culturais, econômicas e ambientais. Ela também reconhece o papel da educação para construir valores, habilidades sociais e atitudes entre os alunos que facilitem a cooperação internacional e promovam a transformação social”, resume a especialista do Escritório Regional de Educação para a América Latina e o Caribe (Unesco), Cecilia Barbieri.
No Brasil para o “Seminário Internacional Educação para a Cidadania Global”, a representante da Unesco abordar o tema nesta quinta-feira (12/5), em São Paulo (SP), durante o evento. Confira a seguir a entrevista exclusiva concedida por e-mail ao NET Educação para entender o assunto.
NET Educação – Existem diversos conceitos de educação para a cidadania global. Com qual a Unesco trabalha?
Cecilia Barbieri – A Unesco identificou conteúdos de aprendizagem e desenvolveu uma orientação pedagógica. As dimensões centrais são: cognitiva (a aquisição de conhecimentos e pensamento crítico sobre questões globais, regionais, nacionais e locais e a interdependência dos diferentes países e populações); socioemocional (sentimento de pertença a uma humanidade comum, partilha de valores e responsabilidades, empatia, solidariedade e respeito às diferenças e à diversidade); comportamental (agir de forma eficaz e responsável nos níveis local, nacional e global para um mundo pacífico e sustentável).
NET Educação  Como o ensino poderia dialogar com este processo?
Cecilia – São necessárias mudanças em todo o sistema de ensino, envolvimento de todas as partes educacionais e o fortalecimento dos laços entre a escola, a família e a comunidade para promover um ambiente democrático. Os alunos precisam saber como aprender de forma independente, pensar criticamente, comunicar e resolver conflitos pacificamente. É preciso, ainda, promover conhecimento e respeito pelos valores universais fundamentais, como paz, direitos humanos, diversidade, justiça, democracia, tolerância.
NET Educação – Por que uma educação para a cidadania global é importante?
Cecilia – Ela incentiva os alunos a analisarem criticamente questões da vida real e a identificarem soluções. Ela dá suporte para os alunos compreenderem a relação entre questões que estão acontecendo no nível local, nacional e global. Promove aspectos da diversidade, ao desenvolver o sentido de pertença e de identidade. Transforma o engajamento em ação para trazer a mudança desejada. A Educação para a Cidadania Global contribui para a igualdade de gênero, por exemplo.
NET Educação – Quais são os desafios para trabalhá-la?
Cecilia – A contextualização regional é essencial nesta fase de desenvolvimento do conceito. Precisamos identificar quais são as necessidades, os desafios e as possíveis ações para alcançar uma aplicação eficaz por meio dos sistemas de ensino, e não só isso.
NET Educação – Como uma educação para a cidadania global poderia acontecer na prática?
Cecilia – Colocando-a no centro dos sistemas de ensino, incluindo-a nas políticas, planos, conteúdo, pedagogia, formação de professores e ambiente de aprendizagem, políticas escolares, regras e códigos de conduta. Proporcionando oportunidades de aprendizagem fora da escola. Concentrando-se sobre competências socioemocionais e comportamentais no ensino. Por meio da criação de um ambiente seguro e democrático para a aprendizagem
NET Educação – Como as tecnologias e as redes sociais são incorporadas neste processo?
Cecilia – Elas aumentam as oportunidades de colaboração e aprendizagem; ajudam a alcançar diversos grupos de pessoas; proporcionam oportunidades de envolvimento no debate público; facilitam o diálogo sobre assuntos sensíveis, como a injustiça, a violência, e a sexualidade.
NET Educação – Qual é sua avaliação sobre o Brasil quando o assunto é a educação para a cidadania global?
Cecilia – O conceito em toda a região é relativamente novo. O sistema nacional de educação já realizou iniciativas relacionadas a questões como direitos humanos, desenvolvimento sustentável, direito à educação e outros direitos fundamentais que estão associados à agenda da Educação para a Cidadania Global. Porém, essas não estão totalmente incorporadas no sistema educacional.
NET Educação – As políticas públicas nacionais são importantes para alcançar uma cidadania global?
Cecilia – Um clima político, social, cultural e religioso que está aberto aos valores universais (como direitos humanos e paz) é crucial para a cidadania global. Sua implementação requer políticas de apoio e orientação pedagógica. O ambiente de aprendizagem deve promover links entre as comunidades locais e globais e, aos alunos, experiências da vida real. Por exemplo, por meio de atividades humanitárias comunitárias e programas de intercâmbio de estudantes.
A publicação “Educação para a Cidadania Global”, elaborada pela Unesco, pode ser acessada aqui.
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