No atual contexto, em que o ensino remoto ganha importância, professores e estudantes podem se beneficiar dos Recursos Educacionais Abertos (REAs). Para colaborar com essa aprendizagem, o Campus Virtual Fiocruz disponibilizou online o “Guia de Recursos Educacionais Abertos: Conceitos e Práticas”.

O material, dividido em duas partes, é voltado para educadores e ajuda a esclarecer questões como o que são os REAs e formas de empregá-los em diferentes áreas educacionais.

A primeira metade aborda os conceitos, princípios, práticas, formatos, padrões e o cenário internacional dos recursos. Já a segunda,  fala sobre a criação, avaliação da qualidade, aspectos legais e um glossário com os principais termos utilizados dentro desse campo.

A publicação adota o conceito de REA da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), que engloba cursos completos e parciais, módulos, livros didáticos, vídeos, testes, softwares, e qualquer outra ferramenta, material ou técnica que possa ampliar o acesso ao conhecimento e apoiar as atividades de ensino.

Segundo a publicação, o conteúdo do guia está relacionado com o objetivo de desenvolvimento sustentável (ODS) número quatro, de “assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”.

“Consideramos que a tecnologia digital é um fator que pode contribuir com a melhoria do acesso à educação de qualidade, a forma como criamos e compartilhamos conhecimento hoje — especialmente considerando nosso papel de docentes e pesquisadores de universidade pública — torna-se fundamental a produção de recursos educacionais abertos como parte necessária neste processo”, explica a apresentação do material.

Veja mais:
Sucesso de Recursos Educacionais Abertos depende de cultura do compartilhamento
Brasil ainda enfrenta desafios no uso de recursos educacionais abertos
Brasil é o país que mais disponibiliza conteúdo científico aberto

Crédito da imagem: reprodução “Guia de Recursos Educacionais Abertos: Conceitos e Práticas”

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