O papel da escola inclusiva não é somente de acolher os estudantes com deficiência, mas oferecer condições de ensino e aprendizagem para que eles desenvolvam suas potencialidades. O professor atua como um mediador nesse processo, lançando mão de estratégias que estimulem as habilidades dos seus alunos e que promovam a socialização e o sentimento de pertencimento.

A seguir, confira sete sites de instituições que visam orientar, na prática, professores e pais sobre a inclusão no ambiente escolar. 

– Autismo e Realidade

A ONG foi fundada em 2010, por pais e educadores, para difundir informações e eliminar preconceitos acerca do autismo. Aos professores, o site oferece manuais gratuitos para a adaptação das crianças do espectro autista à  escola e para uma educação individualizada. Já para os pais, há cartilhas que preparam a criança para a vida escolar e para situações como o retorno às aulas. 
 
– Movimento Down
Aprendizado em um ritmo mais lento e a dificuldade de concentração podem ser dificuldades apresentadas pelos estudantes com síndrome de Down, durante a vida escolar. O projeto oferece uma seção de dicas para pais e educadores com sugestões para facilitar a aprendizagem de pessoas com deficiência intelectual em diferentes etapas da vida escolar, como Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

– Projeto Diversa
“Educação inclusiva na prática” é o tema do Projeto Diversa. A organização disponibiliza gratuitamente em seu site estudos de caso, vídeos, relatos de educadores, artigos, notícias, e-books, entre outros materiais de referência.

– Centro de Apoio a Professores com Alunos Inclusivos (CAPAI)

O CAPAI foi fundado pelo educador Emílio Figueira que, por conta da paralisia cerebral adquirida durante o nasicmento, tem problemas de fala e movimento. A iniciativa reúne perguntas e repostas para professores sobre o tema, um curso online de formação de professores, além de materiais gratuitos e e-books.

– Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA)

A ABDA é uma associação de pacientes com o objetivo de disseminar informações sobre o Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH). Para os professores, o site da instituição oferece estratégias a serem adotadas em sala de aula para melhorar a atenção dos alunos e diminuir os prejuízos decorrentes de comportamentos hiperativos, facilitando a aprendizagem por tabela.

– Apae-Bauru
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) da cidade de Bauru (SP) participou da elaboração da cartilha “Tecnologia Assistiva nas escolas”. O documento oferece sugestões e diretrizes de estimulação sensorial, lazer e recreação, comunicação alternativa, recursos pedagógicos, mobiliário e até transporte escolar.

Unicef – Projeto Incluir Brincando

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) apoiou a elaboração da Coleção Incluir Brincando. Ela reúne materiais destinados aos profissionais que trabalham na Educação Infantil com os temas desenvolvimento inclusivo, brincar e infância. O projeto agrega referenciais teóricos e práticos para promover o desenvolvimento integral das crianças por meio de atividades lúdicas.
 

Veja mais:
Smartphones e apps facilitam aprendizado de alunos com deficiência
Filme Paratodos leva às escolas debate sobre a pessoa com deficiência e inclusão
 

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

5 livros para conhecer mais sobre didática

Área da ciência pedagógica ajuda o professor a desenvolver estratégias de ensino eficazes

há 9 horas
Notícias

Veja 5 links para conhecer as histórias de rainhas africanas

Para especialista, conteúdos ajudam os alunos a resgatarem a herança cultural da África

há 1 dia
Notícias

Confira 9 links para promover uma educação socioambiental na escola

Materiais propõem debate sobre temas como desigualdade social e desenvolvimento sustentável

há 4 semanas
Notícias

Veja 7 livros com histórias em quadrinhos para ensinar sobre Primeira e Segunda Guerra

Obras trazem abordagens visuais e narrativas que atraem o interesse dos alunos sobre os conflitos

há 1 mês

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.