As metodologias ativas são práticas pedagógicas voltadas à promoção da autonomia e do protagonismo dos estudantes durante o processo de ensino e aprendizagem. Para explicar aos professores e coordenadores pedagógicos de diferentes etapas de ensino as estratégias mais utilizadas dentro desse grupo, o Sistema Anglo disponibilizou online o Guia de Metodologias Ativas: propostas para o novo ensino médio.
O manual dividiu as metodologias destacadas em dois grupos. No primeiro capítulo, estão as consideradas “menos disruptivas”, ou seja, que não exigem uma mudança total no processo, podendo ser aplicadas somente reorganizando práticas e materiais que já fazem parte da vida escolar. A publicação destaca ensino híbrido, aula invertida e instrução entre pares como exemplos. Já no segundo grupo, estão as metodologias mais disruptivas, que podem ser aplicadas em itinerários formativos e projetos extracurriculares. São elas: design thinking, aprendizagem baseada em projetos, aprendizagem baseada em problemas, gamificação e estudo de caso.
“Compreendemos que, para atingir efetivamente as habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nos referenciais curriculares para elaboração de itinerários formativos, as aulas expositivas não podem ser o único recurso adotado, ainda que continuem tendo importante espaço na escola”, justifica a publicação em sua apresentação.
Veja mais:
7 perguntas sobre a metodologia ativa de aprendizagem “World Café”
5 perguntas sobre aprendizagem entre pares
Design thinking na educação ambiental convida alunos a pensarem soluções para a comunidade
7 livros sobre metodologias ativas de aprendizagem
Crédito da imagem: Rawpixel Ltd – iStock