O aprendizado da língua inglesa é introduzido a partir do 6º ano do ensino fundamental e continua até o final do ensino médio. Nesse processo, a literatura em inglês proporciona uma maneira agradável de o aluno ter contato com regras gramaticais do idioma, ampliar o seu repertório linguístico e também desenvolver leitura e interpretação de texto.

O professor pode incentivar os estudantes a explorarem tanto versões adaptadas quanto os textos originais de obras que se tornaram clássicos da literatura em língua inglesa.

No primeiro caso, as obras reescritas em um inglês contemporâneo e em linguagem simples se tornam atrativas para quem está dando os primeiros passos no idioma.

Já os textos originais costumam exigir um nível mais elevado de leitura do idioma, cabendo ao educador pensar estratégias de mediação e atividades adequadas para o perfil de cada turma.

A seguir, apresentamos sete opções de livros na língua inglesa que podem ser utilizados no ensino fundamental 2. Confira.

Adventure stories for daring girls

Adventure stories for daring girls

Sam Newman (autor) e Khoa Le (Ilustradora), Arcturus, 2020

Indicada para o ensino fundamental, esta coleção reúne uma seleção de histórias clássicas de diferentes partes do mundo que apresentam protagonistas femininas fortes, carismáticas e independentes. Os alunos poderão conhecer Dorothy Gale, que libertou a distante Oz de um tirano; Hua Mulan, que se tornou uma guerreira lendária na antiga China; a deusa Atena, da mitologia grega, que enfrentou Poseidon; entre outras.

The Wizard of Oz

The Wizard of Oz

  1. Frank Baum, Macmillan Education, 2010

Adaptação  do texto original, de 1900, “O Mágico de Oz” conta a história de Dorothy Gale, uma jovem que, após ser levada por um tornado à terra mágica de Oz, embarca em uma jornada para encontrar o poderoso Mágico e retornar para casa. Ao longo do caminho, ela faz amizades com o Espantalho, o Homem de Lata e o Leão Covarde, cada um buscando algo que acreditam lhes faltar. Juntos, enfrentam desafios, lidam com bruxas e descobrem a importância da amizade, coragem e sabedoria em suas vidas.

Alice’s adventures in Wonderland

Alice’s adventures in Wonderland

Macmillan Children’s Books, Lewis Carroll, 2015

A história começa quando a curiosa Alice segue um coelho branco apressado e cai em um buraco, entrando em um mundo mágico e surreal. Lá, ela encontra criaturas estranhas, participa de aventuras e enfrenta desafios e enigmas na tentativa de retornar à sua casa.

Veja mais:

“Alice no País das Maravilhas” pode ilustrar lógica e proporções nas aulas de matemática

Frankenstein

Frankenstein

Mary Shelley; Macmillan, 2006

Victor Frankenstein tenta criar vida em seu laboratório até produzir uma criatura feita com partes de cadáveres. Victor despreza a criatura, e ela sai em busca de seu criador, disposta a vingar-se pelo abandono. Devido ao conteúdo e temas complexos, o livro pode ser mais apropriado para leitores com mais de 14 anos.

Veja mais:

“Frankenstein” convida alunos a refletirem sobre humanidade e ética na ciência

Dracula´s guest

Dracula´s guest

Bram Stoker, 2023

Indicado para os anos finais do ensino fundamental e ensino médio, o conto de terror narra a viagem de um inglês à Transilvânia, onde tratará de negócios com o Conde Drácula.

Ao passar pela Alemanha na noite de Santa Valburga (Walpurgisnacht), quando, segundo a crença popular, os espíritos malignos e almas penadas vagueiam entre os vivos, eventos sobrenaturais começam a acontecer.

O conto foi escrito como capítulo introdutório de Drácula, obra mais famosa de Stoker, mas foi suprimido e publicado apenas após a morte do autor.

Robinson Crusoe

Robinson Crusoe

Daniel Defoe, Editorial Macmillan do Brasil, 2021

Indicado para os anos final do ensino fundamental e para o ensino médio, no qual integrou o PNLD Literário de 2021, o livro narra a história de um filho de comerciantes que foge de casa para se aventurar no mar.

Após se tornar prisioneiro de piratas na costa da África e proprietário de uma plantação de cana-de-açúcar no Brasil, torna-se o único sobrevivente de um naufrágio. Adaptado para o inglês contemporâneo, facilita a fruição da leitura para estudantes da educação básica. Além disso, proporciona reflexões sobre temas como colonialismo, escravidão e cultura.

Romeo and Juliet

Romeo and Juliet

William Shakespeare, Editorial Macmillan do Brasil , 2021

Indicado para os anos finais do ensino fundamental e também para o ensino médio, no qual integrou o PNLD Literário de 2021, a obra é uma adaptação de Rachel Bladon que apresenta uma das histórias de amor mais conhecidas no mundo inteiro em linguagem simples.

Romeu e Julieta são dois jovens de famílias rivais da cidade medieval de Verona que se apaixonam em um baile de máscaras.

O tema principal da obra é o amor como uma força que rompe barreiras e valores, porém ela também permite abordar outros temas atemporais como conflitos familiares, destino, desobediência e suas consequências, amizade e morte.

Veja mais:

9 planos de aula para ensinar inglês de forma lúdica

6 formas de ensinar a língua inglesa pela perspectiva decolonial

Como ensinar inglês com música na escola?

6 atividades para trabalhar pronúncia nas aulas de inglês da educação básica

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

Refugiados têm menos chances de acesso ao ensino fundamental II e médio, aponta publicação da Unesco

Custo, currículo, língua diferente e bullying são algumas das barreiras enfrentadas por essa população

há 4 anos
Notícias

10 planos de aula que utilizam objetos virtuais de aprendizagem para ensinar ciências

Atividades são voltadas para as disciplinas de química e física e usam recursos online gratuitos

há 5 anos
Notícias

6 links para facilitar a transição do fundamental I para o II

Momento exige sensibilidade de professores e gestores e maior organização dos alunos

há 5 anos
Notícias

Conheça o Programa Aprender Em Rede, iniciativa educacional que visa promover projetos colaborativos online

Professores interessados, do Ensino Fundamental e Médio, poderão
envolver seus alunos em projetos intraescolares pela Internet

há 10 anos

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.