As mudanças mais significativas do ensino fundamental são sentidas pelos alunos na transição do 5º para o 6º ano. As aulas se tornam fragmentadas e as crianças perdem a figura referencial do professor generalista para uma estrutura com diversos docentes especialistas.

Para os estudantes, mais disciplinas significam, na prática, uma maior necessidade de organização. Para completar, pode haver a necessidade de troca de escola. Assim, é importante que professores, gestores e pais estejam cientes desses desafios para acolher esses alunos da melhor forma possível.

A seguir, reunimos seis links de educadores e psicólogos com dicas para facilitar a transição do fundamental I para o II. Confira!

Artigo – A transição do aluno do 5º ano para o 6º ano do ensino fundamental: articulações para superação das dificuldades de adaptação e aprendizado
A professora da rede pública paranaense, Leide Rozani Gaioto Lameu, propõe uma série didática para ajudar o professor a identificar expectativas, angústias, transtornos e preocupações dos alunos do quinto ano do ensino fundamental em relação ao novo momento, propondo articulação pedagógica entre esses dois ciclos.

Artigo – A transição dos anos iniciais para os anos finais do ensino fundamental: um olhar dos alunos da Escola Básica Frei Damião sobre a educação e as tecnologias da informação
Em artigo publicado na Revista Redin (2017), as pesquisadoras Djeovana da Silva Raulino e Priscila Cani Vieira refletem sobre o uso das tecnologias da informação (TIC’s) no período. “Com as TIC’s é possível tornar o ensino mais lúdico”, apontam.

Artigo – Transição do 5º para o 6º ano no ensino fundamental: processo educacional de reflexão e debate
A pesquisa publicada na Revista Ensaios Pedagógicos (2018) ouviu alunos e profissionais de duas instituições da rede pública de Curitiba (PR). Ao final, as autoras concluem que a afetividade é imprescindível para o acolhimento nesse momento e para o bom desempenho educacional.

Vídeo – Alunos em transição para o 6° ano
No seu canal Desenvolvimento Saudável, no YouTube, a psicóloga clínica Carolina Magro de Santana Braga explica o momento da transição do ensino fundamental I para o II do ponto de vista neuropsíquico. Além disso, oferece dicas para a atuação do professor em sala de aula visando apoiar o aluno e melhorar a aprendizagem.

Vídeo – Rito de passagem – 5º para o 6º ano do ensino fundamental
Coordenadora do ensino fundamental II e médio do Colégio Ofélia Fonseca (SP), Solange Souza dá dicas para docentes e alunos sobre a transição. “Os professores têm que deixar claro o que vai ser esperado em cada aula e atividade”, orienta. “Agenda é um instrumento pedagógico fundamental”, indica. Na produção, os alunos da escola também contam como se organizam no dia a dia para não se perderem com um maior número de disciplinas e atividades.

TCC: Investigação sobre a transição dos alunos do ensino fundamental I para ensino fundamental II
A desvalorização do impacto da mudança do fundamental I para o II no ensino foi uma das constatações do trabalho de conclusão de curso da pedagoga Mariza Andrade, pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). “Um aspecto se destacou: o aluno está sozinho nessa passagem porque a mesma não é entendida como ‘espaço’ no processo de escolarização. As crianças sentem e sofrem em silêncio porque se trata de uma transição camuflada”, denuncia.

Veja mais:
6 dicas para facilitar a transição do ensino fundamental para o médio

Crédito da imagem: CreativaImages – iStock

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

Conheça o Programa Aprender Em Rede, iniciativa educacional que visa promover projetos colaborativos online

Professores interessados, do Ensino Fundamental e Médio, poderão
envolver seus alunos em projetos intraescolares pela Internet

há 10 anos
Notícias

7 livros de literatura em inglês para o ensino fundamental II

Obras ampliam o repertório linguístico do idioma de forma prazerosa

há 8 meses
Notícias

Refugiados têm menos chances de acesso ao ensino fundamental II e médio, aponta publicação da Unesco

Custo, currículo, língua diferente e bullying são algumas das barreiras enfrentadas por essa população

há 4 anos
Notícias

10 planos de aula que utilizam objetos virtuais de aprendizagem para ensinar ciências

Atividades são voltadas para as disciplinas de química e física e usam recursos online gratuitos

há 5 anos

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.