Está no ar o Programa Aprender em Rede, que visa fomentar a prática de trabalhos educativos por meio de projetos colaborativos online, para troca de experiências regionais e culturais, entre alunos de escolas públicas e privadas do Ensino Fundamental e Médio. A inscrição é exclusiva para professores, que devem ter o aval da escola e autorização dos pais para a troca e compartilhamento de informações online e deve ser feita até 31 de março em http://blogaprenderemrede.wordpress.com.
Realizado pelo Instituto Crescer, o Programa Aprender em Rede é gratuito. “Nosso objetivo é incentivar práticas pedagógicas inovadoras, baseadas em projetos intraescolares, que levem ao desenvolvimento de competências básicas para o século XXI, além do conhecimento de outras realidades, culturas e pessoas, fundamental para quem vive em um mundo globalizado”, explica Luciana Allan, diretora do Instituto Crescer.
Os projetos serão realizados entre os dias 1 de abril e 6 de junho e irão contemplar os seguintes temas:
- Para o Ensino Fundamental I – Projeto Pequenos Chefs – Alunos trocarão receitas regionais e prepararão os pratos para degustação.
- Para o Ensino Fundamental II – Projeto Eu e meu Mundo – Alunos compartilharão fotos do lugar em que vivem e analisarão os diferentes ecossistemas que regem o estilo de vida de cada um.
- Para o Ensino Médio – Projeto Pedalar – Alunos serão incentivados a pesquisar como a bicicleta vem sendo utilizada como meio de transporte ao redor do mundo e propor um projeto de mobilidade para o local onde vivem.
O Instituto Crescer irá organizar comunidades no Facebook para conectar os professores. Assim, ao longo das atividades os professores poderão coletar materiais produzidos por outras escolas e compartilhar com seus alunos.