Conteúdo previsto no currículo do 6º ano do ensino fundamental e do ensino médio, a Idade Média abrange o período histórico que vai da queda do Império Romano do Ocidente (476 d.C) à tomada de Constantinopla pelos turcos-otomanos (1453 d.C.).
Os estereótipos de “Idade das Trevas” e de “obscurantismo” relacionados a esse milênio, no entanto, encobrem manifestações artísticas, religiosas e culturais ricas. Quando apresentadas aos alunos de forma lúdica, elas ajudam a aproximá-los do cotidiano da época e também estimulam o gosto pela aprendizagem da História.
Leia também: Plano de aula – Idade Média: “Média” por quê?
A seguir, conheça cinco obras que se propõem a falar sobre o medievalismo com crianças e adolescentes de todas as idades. Para essa tarefa, apostam em curiosidades sobre comida, vestimentas e hábitos diários, assim como na biografia de figuras históricas, santos e outras pessoas que viveram o período. Confira!
“A vida secreta da Idade Média”
Elena Percivaldi, Editora Vozes, 2018
O livro tem o objetivo de desmistificar estereótipos do período medieval, ajudando a aproximar os cidadãos do século XXI dos homens e mulheres que viveram o período. Alimentação, vestimentas, lazer e suas relações com o amor e com a morte. “Este ensaio propõe mostrar que os nossos antepassados, mesmo tão distantes no tempo, não eram, no fim das contas, tão diferentes de nós”, resume a sinopse.
“A história do mundo — A Idade Média: da queda de Roma ao início da Renascença”
Susan Wise Bauer, Filocalia, 2021
Segundo volume de uma série de quatro livros sobre história para serem lidos em voz alta para crianças, a obra foca em curiosidades e fatos culturais cativantes sobre o período medieval, abrangendo acontecimentos entre os anos 400 e 1600 d.C.
Confira: Banquete medieval: atividade ensina sobre a Idade Média nas aulas de história
“Como seria sua vida na Idade Média?”
Fiona Macdonald, Scipione, 1997
O trabalho busca resgatar diferentes manifestações do cotidiano dos homens e mulheres que viveram durante os tempos medievais. Além de descrever a rotina de senhores, sacerdotes e camponeses, também detalha como o ser humano enfrentou guerras, fome e pestes que atravessaram o período.
“A Idade Média contada aos meus sobrinhos”
Regine Pernoud, Editora Permanência, 2005
Historiadora da Europa, a autora coletou sete aventuras de heróis medievais reais para serem contadas a crianças e adolescentes. Trajetórias que ajudam a ilustrar aspectos culturais importantes da época.
“A Idade Média explicada aos meus filhos”
Jacques Le Goff, Nova Fronteira, 2012
Referência nos estudos do medievalismo, Jacques Le Goff apresenta aos jovens as principais características e curiosidades do período. A obra narra desde a perseguição aos hereges, aos judeus e as Cruzadas, até manifestações culturais como os romances de cavalaria. Para completar, também destaca a história de figuras como Ivanhoé, Ricardo Coração de Leão e Percival.
Veja mais:
Tirinhas de “Hägar, o Horrível” ajudam a pensar estereótipos vinculados à Idade Média
Plano de aula – Rezar, Combater, Trabalhar: A Organização Social na Idade Média
Plano de aula – Tapeçaria de Bayeux: As relações de poder na Idade Média
Plano de aula – Peste bubônica: causas, efeitos e consequências