Limitações físicas impostas por condições de saúde são as principais barreiras que afastam os idosos da prática de exercícios físicos. Para suprir o tempo ocioso dessa população com atividades prazerosas que proporcionem a interação sociocultural, um projeto social em São Paulo oferece oficinas de dança sênior no Ponto de Cultura Tia Gê, na zona leste da capital.

Criada na Alemanha em 1974, a dança sênior é uma modalidade específica de atividade física para idosos que têm ou não restrições de movimentos. Ela trabalha, de forma lúdica, movimentos simples, rápidos ou lentos, com músicas ritmadas e pode ser feita sentada ou em pé e com o uso de acessórios. A dança sênior pode ser considerada como uma estratégia para prevenção da inatividade, para a socialização e para a promoção da qualidade de vida no envelhecimento, além de facilitar a integração e fortalecimento das amizades, superar limites físicos, e diminuir os quadros de depressão e ansiedade.

Atividade em família

Segundo a coordenadora de projetos do Ponto de Cultura Tia Gê, Sabrina Fagundes, além de trazer uma atividade física para a pessoa idosa, o projeto é capaz de integrar toda a família. “Muitas vezes o idoso traz o filho, traz o neto ou vice-versa, e a gente consegue não só desenvolver a pessoa dentro daquela oficina como consegue criar um clima familiar muito mais forte”, explica.

No vídeo, o Instituto Claro acompanhou uma oficina de dança sênior no ponto de cultura para falar da importância das atividades físicas e de projetos sociais que promovem a qualidade de vida da população em envelhecimento.

Veja mais:

Projeto promove saúde humanizada por meio da palhaçaria

‘Universidade Aberta à Terceira Idade’ traz novos conhecimentos para pessoas 60+

Dona Dirce e Zuleide: influenciadoras da terceira idade dão nova cara ao TikTok

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Emprego na indústria têxtil é oportunidade de ressocialização para detentas

Conheça os direitos de mulheres vítimas de violência sexual

Como funciona a reciclagem de lixo eletrônico?

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.