A manipulação de imagens para difundir padrões de beleza não é algo novo – vide o uso de softwares como o Photoshop no tratamento dos corpos em capas de revista ou mesmo os filtros usados no cinema e na televisão. A utilização de filtros de beleza disponibilizados nas redes sociais, porém, trouxe o problema para um novo patamar: o cotidiano.

“O sujeito que lê uma revista ou entra no ritual da sala de cinema consome um produto com um olhar distanciado para seus ídolos e ideias de beleza. Em termos de subjetividade, é diferente de quando ele socializa em uma rede social”, diferencia a psicóloga e coordenadora do Núcleo de Doenças da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) Joana de Vilhena Novaes

“Com o filtro na palma da mão, todos são protagonistas. Essa mudança de perspectiva transforma a minha relação com o espelho e como eu passo a enxergar o outro também”, completa a doutoranda em psicologia social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), pesquisadora e mulher gorda Vanessa Branco.

Por que mudar a imagem nas redes?

Se todos ao redor postam fotos com filtro que alteram a aparência, cria-se um segundo diferencial em relação ao passado: a massificação. Porém, há motivos para um contingente de pessoas escolherem postar fotos manipuladas.

Novaes explica que o reconhecimento nas redes sociais é importante porque os limites entre o real e o virtual não são mais demarcados. “As redes sociais são a nova polis (termo grego para ‘cidade’ e que representava a vida pública). É nela que acontecem as interações, as relações amorosas etc.”, explica. “Além disso, na subjetividade contemporânea, não há mais essa distinção entre real e virtual. Eu não me penso disfarçada por meio do filtro: eu sou aquilo”, diferencia Novaes.

Nesse contexto, ao postar uma foto manipulada, o que desejamos é reconhecimento público – o famoso ‘biscoito’. “É o aplauso e a chancela de quem nós somos”, complementa. O estimulo pelo uso dos filtros de beleza também ocorre porque eles são apresentados como diversão. “Porém, o que vem disfarçado de entretenimento é o dever do corpo magro e da juventude eterna. O filtro é um dispositivo de controle apresentado de forma lúdica”, acrescenta Novaes.

Outro fator que colabora com a massificação de imagens alteradas e de corpos padronizados são os algoritmos, os códigos responsáveis por indicar conteúdos que supostamente um usuário irá gostar baseado no seu perfil. “Os algoritmos não são neutros e podem reproduzir vieses, como quando você pesquisa por uma determinada imagem e só aparecem pessoas brancas”, ilustra a psicóloga e diretora de projetos especiais da Safernet Juliana Cunha.

Um universo branco, jovem e magro

Com usuários postando e recebendo imagens de corpos dentro de uma mesma estética, cria-se a ilusão de um mundo sem ‘imperfeições’. “É um mundo infantilizado que não suporta falhas, ou seja, não suporta o princípio da realidade”, analisa Novaes. Tudo isso traz consequências sociais.

Dois problemas que não foram inaugurados pelos filtros, mas são potencializados por eles, são etarismo e racismo, como explica Cunha: “Os filtros refletem nossos preconceitos e estigmas raciais. Isso faz com que sejam criados filtros para eliminar sinais da idade, clarear o tom da pele e modificar traços de nariz e boca. Com isso, reproduz e valoriza um padrão de beleza associado a pessoas jovens e brancas”.

“Muitos filtros deixam a pele de pessoas negras acinzentadas ao tentar embranquecê-las e encaixá-las em um padrão eurocêntrico”, lembra Branco. Segundo Novaes, outras consequências sociais são desacostumar o olhar para a diversidade e validar socialmente a exclusão de pessoas consideradas ‘feias’. “Essa estetização do cotidiano coloca o feio como um problema de caráter e da ordem moral. Vem junto com um discurso de que só é fora do padrão quem quer, basta ter dinheiro e vontade para mudar”, analisa.

Interioridade aniquilada

“Pensar a beleza como único marcador moral, qualificar alguém em função de atributos estéticos, dizer que todo o valor do sujeito reside na beleza trarão problemáticas”, indica Novaes. No âmbito individual, estar envolto de imagens padronizadas traz sentimento de inadequação e muito sofrimento psíquico. “Quando você impõe que desvios estéticos não são justificáveis ou tolerados, isso tem impacto gigantesco em como nos vemos. A interioridade é aniquilada: o que eu sei sobre mim passa a ser representado pela minha exterioridade”, acrescenta Novaes.

Uma pesquisa da Girlguiding, de 2020, revelou que um terço das jovens inglesas não publica fotos nas redes sociais sem filtros que modificam a aparência e 39% se viam infelizes por não se parecerem com as imagens virtuais. Foram entrevistadas 1.473 adolescentes e jovens entre 11 e 21 anos

Para completar, as imagens alteradas produzem insatisfação. “Podem influenciar nossa percepção de beleza, fazer com que persigamos um ideal estético irreal e fiquemos vulneráveis a frustrações quando não o alcançamos. Paulatinamente, fazem crer que nossa aparência natural, sem intervenção, é algo a ser evitado e desvalorizado”, diz Cunha.

Branco lembra que tal insatisfação é um prato cheio para o capitalismo. “São milhares de pessoas presas em uma roda de hamster buscando soluções para mudar o corpo ou parar o envelhecimento. Spoiler: elas não vão conseguir. É um sofrimento retroalimentado dentro do sistema capitalista”, explica.

“Para a indústria do emagrecimento, do rejuvenescimento, da cirurgia plástica, o filtro é benéfico. Para o sujeito comum que adoece, não”, destaca Novaes. “Ocupadas com a aparência, as pessoas deixam de pensar em outros problemas estruturais, em outras possibilidades de existência e resistência, em outras formas de vida”, lamenta Branco.

A pressão estética não atinge todos da mesma forma, sendo maior entre meninas, mulheres e LGBTQIA+, como explica Cunha: “Também deixa essas pessoas mais vulneráveis com propensão para transtornos como dismorfia, condição que afeta a percepção corporal”.

Educar para corpos diversos

Para uma rede social saudável, é preciso que grandes empresas de tecnologia estejam atentas a quais filtros são criados e a como os algoritmos atuam. “É fundamental equipes de programadores e desenvolvedores com diversidade e que sejam endereçadas ética e direitos humanos desde a concepção de um produto. Não é possível separar tecnologias de suas implicações sociais”, destaca Cunha.

Os filtros criados por usuários também devem seguir as regras. “Em 2019, o Spark AR (software de realidade aumentada do Facebook) anunciou rever suas políticas para banir filtros associados a cirurgia plástica”, lembra Cunha.

Vale ainda aprender a identificar imagens alteradas por filtros e, com isso, não se comparar com corpos irreais. Outra alternativa é exercitar um olhar de mais diversidade para a beleza e curtir perfis com corpos diversos, o que permite “educar” o algoritmo. “Muito do meu processo de aceitação foi ver outras mulheres gordas para entender que existem outras formas de existir e que essas também são amáveis”, compartilha Branco.

Pais devem tomar cuidado para não usar filtros de beleza em crianças. “Responsáveis projetando ideias de beleza em crianças impactam a autoestima delas”, aponta Branco. Por fim, vale fazer o exercício de usar menos filtros que alteram a aparência. É possível seguir e utilizar hashtags que valorizam imagens reais, como: #nofilter, #semfiltro, #bodyneutrality, #bodypositive, #corpolivre, #bereal e #filterdrop – esta última criada pela maquiadora inglesa Sasha Pallari visando mais “peles de verdade” nas redes sociais. “Ações afirmativas passam pela diversidade e por reivindicar o direito a outras formas de existir”, finaliza Novaes.

Veja mais:

Body positive: movimento incentiva representatividade de corpos diversos nas redes sociais

Tendência na moda, modelos maduros lembram que beleza está em todas as idades

Modelo com síndrome de Down, Maju de Araújo conscientiza sobre inclusão na moda

Como os direitos digitais podem ajudar na igualdade de gênero?

Talvez Você Também Goste

Laqueadura e vasectomia pelo SUS preservam direito de quem não quer ter filhos

Lei reduziu idade mínima e retirou obrigatoriedade de aval do cônjuge para realizar procedimentos

13 dúvidas sobre os direitos do trabalhador que pediu demissão

Advogados esclarecem mitos e verdades desse modelo de rescisão contratual

Perfil na internet busca combater etarismo ao publicar roupas usadas por idosos no dia a dia

Estilo Vovô captura looks criados pela terceira idade que também são tendências entre jovens

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.