A Universidade de São Paulo (USP) tem incentivado a produção de podcasts que ajudam a entender temas relevantes relacionados à cidadania. Assim, igualdade de gênero em diferentes espaços, divulgação científica contra fake news e contextos históricos que influenciam nosso dia a dia em sociedade são alguns assuntos abordados pelos programas.
Para aproximar os cidadãos de todas as idades desses temas políticos e sociais, trazendo mais conhecimento e embasamento para análises e reflexões, foram listados cinco podcasts que podem ser ouvidos em plataformas de streaming populares. Confira!
Momento Cidade
O ambiente urbano possibilita a construção do conhecimento coletivo, além de fomentar aprendizados sobre história, geografia, arte e cultura. Pois o podcast Momento Cidade é uma oportunidade de saber mais sobre as características do município de São Paulo, um dos maiores do planeta.
Virgínias da Ciência
Essa produção tem como objetivo destacar vida e obra de mulheres cientistas, com histórias para inspirar meninas de todas as idades a seguirem na área da pesquisa acadêmica. Dessa forma, elas podem contribuir com a igualdade de gênero em diferentes espaços.
As EconomistAs
O projeto reconhece a voz das mulheres economistas e incentiva sua maior inserção nesse campo. Ele é apresentado por pesquisadoras do grupo Brazilian Women in Economics (BWE), que inclui a professora Paula Pereda, da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA) da USP. O grupo pesquisa os reflexos da desigualdade de gênero na sociedade, especialmente em relação a pouca participação de mulheres na economia, da carreira acadêmica ao mercado de trabalho.
Estudos medievais
Pandemias, guerras, fundamentalismo religioso, desconfiança com relação à ciência são temas atuais, mas que possuem relação com o período histórico da Idade Média. Por isso, o podcast Estudos Medievais relembra esse momento da humanidade, analisa eventos da época e seus reflexos na atualidade.
Ciência USP
Em tempos de fake news, este podcast se posiciona como uma fonte confiável de informações, enfocando pesquisas e avanços científicos explicados de maneira simples e didática. Os entrevistados são os próprios pesquisadores da universidade falando sobre suas descobertas e esclarecendo dúvidas e conceitos que circulam nos dias de hoje.
Com Jornal da USP
Veja mais:
Aumento da população em situação de rua reflete desemprego e falta de políticas de habitação
Valorizar mobilidade a pé exige repensar conexões da cidade, aponta especialista