Filmes e séries podem ajudar a discutir e a entender o racismo ao contarem histórias e experiências geralmente invisibilizadas na sociedade. Seja por meio de narrativas históricas ou apresentando situações cotidianas, as produções possibilitam que o público compreenda as diferentes formas como o racismo se manifesta, gerando conscientização e empatia.

“O filme é uma produção que reflete o seu tempo e, portanto, nossos perfis ideológicos, desejos e medos, podendo ser o ponto de partida para reflexões importantes acerca do racismo”, afirma o mestre em ensino de história Manoel Edivan Gomes da Luz.

A seguir, conheça oito séries e filmes que ajudam a entender o que é racismo e a discutir o problema em sociedade.

Série “Olhos que condenam” (2019)

Baseado em uma história real, retrata cinco adolescentes negros de Nova York que são injustamente acusados de um ataque brutal a uma vítima branca no Central Park.

“O racismo estrutural é demonstrado na pressa de solucionar o caso. Uma condenação prévia já permeava o imaginário policial e jurídico norte-americano, que não mediu esforços para conseguir as confissões do crime do grupo de jovens negros inocentes”, analisa Luz.

Série “Cara gente branca” (2017)

Estudantes negros lidam com o racismo diário em uma universidade de elite dos Estados Unidos predominantemente frequentada por jovens brancos. “O racismo aparece seja na forma sútil, quando se olha para a estética negra como algo ‘exótico’, ou quando se incomodam com as reações antirracistas dos movimentos negros na instituição”, contextualiza Luz.

Filme “Doze anos de escravidão” (2013)

Nos Estados Unidos, em 1841, Solomon Northup, um músico negro e livre, é sequestrado, escravizado e vendido. Ele enfrenta a escravização por 12 anos, passando pelas lavouras de cana e de algodão, pela humilhação diária, o chicote e a forca. “Revela as heranças culturais em sociedades antes escravistas como aquela e a nossa”, associa Luz.

Filme “Quase deuses” (2004)

Alfred Blalock, um cardiologista especialista, é transferido para o Hospital Johns Hopkins, nos Estados Unidos, e leva consigo Vivien Thomas, um jovem negro sem formação universitária, mas com habilidades excepcionais para cirurgias. Juntos, eles desenvolvem a cirurgia de ponte de safena. “Tem como pano de fundo a segregação racial norte-americana na década de 1930”, explica Luz.

Filme “Mãos talentosas” (2009)

Baseado em fatos reais, relata a vida do renomado neurocirurgião estadunidense Ben Carson, de uma infância sem perspectivas até se tornar pioneiro em separação de bebês siameses. “Retrata superações individuais, familiares e sociais nos ambientes racistas por onde o protagonista passou”, apresenta Luz.

Filme “Faça a coisa certa” (1989)

Obra do renomado cineasta estadunidense Spike Lee, conhecido por abordar questões sociais e raciais em seus filmes. A história se passa no bairro do Brooklyn, em Nova York, em um dia quente de verão, quando tensões raciais entre os moradores e o dono de uma pizzaria local culminam em violência, explorando o impacto do racismo e a luta por justiça. “Por meio dele, é possível discutir a relação do capitalismo com o racismo”, sugere o cineasta e coordenador da TV Uneafro Thiago Fernandes.

Filme “O matador de ovelhas” (1977)

Apresenta a rotina de uma família negra em Los Angeles, nos Estados Unidos, na década de 1970, em meio a um cenário de crise econômica e declínio industrial.

“Retrata a dificuldade da vida do povo negro, com problemas diários que essas famílias eram obrigadas a passar. Assim, o filme nos ajuda a atentar às diversas formas do racismo, incluindo as sutis”, descreve Fernandes.

Filme “A Negra De…” (1966)

A obra do cineasta senegalês Ousmane Sembène, pioneiro do cinema africano, retrata a história de uma jovem senegalesa que, em busca de uma vida melhor na Europa, aceita o emprego de governanta para uma família francesa. No entanto, ao enfrentar abusos de seus empregadores, ela se torna cada vez mais consciente de sua raça.

Veja mais:

Confira 7 filmes nacionais para entender e discutir racismo

Conheça 3 filmes para debater intolerância religiosa

Especial étnico-racial reúne expressões que debatem racismo e preconceito

Racismo linguístico: 30 expressões e palavras para substituir ou eliminar

O que é racismo algorítmico?

 

Talvez Você Também Goste

Veja 10 séries e filmes para entender o que é assexual

Lista tem longas, curtas, documentários e animações que questionam estereótipos sobre essa orientação sexual

Redes sociais trazem visibilidade para homens trans gestantes

‘Pai parturiente’ e ‘paternidade trans’ são termos para definir homens trans que geraram seus filhos

Saiba 7 direitos do trabalhador autônomo

Profissional pode, por exemplo, contribuir com a Previdência Social como pessoa física ou jurídica

Receba NossasNovidades

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.