As manifestações do racismo na justiça federal são o tema de um especial de cinco episódios do podcast “Justiça Federal em Debate”. Produzida pela Associação dos Juízes Federais (Ajufe), a iniciativa discute, além da questão racial no poder judiciário, o sistema carcerário, políticas públicas para quilombolas, ações afirmativas e colonialidade.
“Justiça Federal em Debate” estreou em novembro de 2020 e tem como objetivo discutir assuntos importantes que envolvem essa esfera de poder. Todos os capítulos estão disponíveis gratuitamente nas plataformas Spotify, Apple Music , Google Podcasts, entre outros sistemas de streaming. Confira abaixo os temas e convidados:
Episódio 1: A questão racial no Poder Judiciário
Mediadoras: Juízas Federais Adriana Cruz e Alcioni Escobar
Convidados: A juíza estadual Karen Luíse e o juiz do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, Fábio Esteves
Episódio 02: Racismo, justiça criminal e sistema carcerário
Mediadoras: Juízas Federais Tani Wurster e Mara Lina
Convidados: A mestre e bacharel em Direito pela Universidade Federal Fluminense, Juliana Maia e o doutor e mestre pela Universidade de Brasília, Felipe Freitas.
Episódio 03: Racismo ambiental, políticas públicas quilombolas e teoria crítica racial
Mediador: Juiz Federal Eduardo Pereira
Convidados: A superintendente do Fundo Brasil, Allyne Andrade, e o professor e consultor do Conectas, Gabriel Mantelli.
Episódio 04: Racismo e colonialidade
Mediadores: Juíza federal Clara Mota e desembargador federal Roger Raupp Rios
Convidados: A doutora em Direito e professora da Pontíficia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Thula Pires, o professor do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Marcos Vinícius Queiroz, e o doutor em Filosofia do Direito e chefe de missão do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, Gabriel Gualano de Godoy
Episódio 5: Ações afirmativas
Mediador: Juiz federal Antônio José de Carvalho
Convidadas: As defensoras públicas Lívia Casseres e Rita Cristina de Oliveira, e a juíza do Trabalho Gabriela Lenz de Lacerda.
Com Jota
Veja mais:
Advogados negros se unem para combater racismo no judiciário
Por que se pode afirmar que existe racismo estrutural no Brasil?
Substituir expressões cotidianas que usam a cor preta de forma pejorativa ajuda a combater racismo