As toninhas (Pontoporia blainvillei) são uma espécie de golfinho pequena e de comportamento discreto. Apesar de pouco conhecida pela população em geral, ela é a mais ameaçada da sua categoria, figurando na Lista Nacional Oficial de Espécies da Fauna Ameaçadas de Extinção. Para alertar sobre a sua importância no meio ambiente e preservação, o Projeto Conservação da Toninha, apoiado pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO), lançou um podcast de ficção e um perfil no Instagram.
O podcast “Toninhas: a extinção do golfinho invisível” traz a história da jornalista paulista Barbara, que vai à Ubatuba (litoral do estado) para investigar o aparecimento de 33 carcaças de toninhas na beira de uma praia. A iniciativa já se encontra disponível nas plataformas digitais e contará com sete episódios, lançados semanalmente.
Já no Instagram, a toninha foi transformada na influenciadora digital @toninha_pontoporia. A ideia é mostrar que sua extinção pode influenciar a vida de toda a sociedade, impactando no meio ambiente. Para completar, o projeto pretende convidar pessoas públicas de diversos segmentos para postarem vídeos sobre esse golfinho.
Menor golfinho da América do Sul, a toninha possui aproximadamente 1,60m (macho) e 1,70 (fêmea) de comprimento. Atualmente, estimam-se 20 mil animais dessa espécie vivendo entre o litoral do Rio Grande do Sul e Espírito Santo.
Veja mais:
Animação conscientiza sobre perigos vividos por tartarugas
Série de podcasts revela curiosidades sobre a onça-pintada, espécie que corre o risco de desaparecer
“Atropelamento e isolamento de animais causados por rodovias aumentam risco de extinção”, alerta bióloga premiada