Leonardo Valle
A organização não governamental WWF-Brasil lançou uma série de podcasts sobre as onças-pintadas (Panthera onca). Atualmente, na Mata Atlântica, restam apenas 300 exemplares desse animal, que é um indicador de qualidade ambiental por estar no topo da cadeia alimentar desse ambiente e necessitar de grandes áreas preservadas para sobreviver.
A série “Sobre o Barulho da Onça” conta com dez programas, que serão disponibilizados quinzenalmente nas plataformas Spotify e Google Podcasts. O primeiro, já disponível para o público, tem o coordenador do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (Cenap), Ronaldo Morato, como entrevistado. A duração é de 23 minutos.
A iniciativa conta ainda com o quadro Esturra, no qual serão respondidas as dúvidas dos ouvintes sobre o animal. As perguntas podem ser enviadas via e-mail barulhodaonca@wwf.org.br ou WhatsApp (11) 97266-8310.
Felino vulnerável
As onças-pintadas contam com apenas 10% de florestas remanescentes da Mata Atlântica para viverem. Além disso, sofrem com a caça ilegal, atropelamentos e diminuição das presas naturais.
Com poucos animais ainda vivos na região, a espécie corre o risco de desaparecer. Por esse motivo, os podcasts possuem caráter educativo e buscam sensibilizar e conscientizar a população sobre os riscos que esse felino sofre. Reduzir as ameaças é fundamental para garantir sua sobrevivência e a integridade dos ecossistemas.
Veja mais:
Livro “Vermelho da Fauna” aponta mais de mil espécies em risco de extinção
“Atropelamento e isolamento de animais causados por rodovias aumentam risco de extinção”, alerta bióloga premiada
Projeto aproxima crianças e adultos das aves por meio de atividades lúdicas
Crédito da imagem: Palenque – iStock