Leonardo Valle
A bióloga Neiva Guedes é especialista em psitacídeos, ordem que reúne 360 espécies de aves, dentre elas, as araras. A pesquisadora criou o projeto Arara-azul, em 1990, e se tornou referência na preservação desses animais. Já a bióloga Patrícia Medici percorre o Pantanal e outros biomas brasileiros há mais de 30 anos para monitorar o comportamento da anta, maior mamífero terrestre da América do Sul.
Essas e outras mulheres que dedicam a sua vida a proteger espécies ameaçadas da fauna brasileira são retratadas na série Mulheres na Conservação. O material, produzido pela jornalista Paulina Chamorro e pelo fotógrafo João Marcos Rosa, pode ser acessado em formato de reportagens especiais no site da revista National Geographic Brasil. Além disso, também é possível ouvi-lo em formato de podcast, na plataforma Spotify.
Além dos perfis de Guedes e Medici, também já está disponível a reportagem sobre a bióloga Beatrice Padovani, importante especialista em conservação marinha do Brasil e pioneira no estudo da biologia da conservação. Ela ensina como construir políticas públicas dentro dessa área unindo ecossistemas, espécies da fauna, da flora e comunidades.
A iniciativa “Mulheres na Conservação” tem o apoio da Fundação Toyota do Brasil e do portal Ciclo Vivo.
Veja mais:
Jovens ativistas ganham voz na luta pela proteção dos direitos das gerações futuras
Livro de educação ambiental explica a vida de Chico Mendes para crianças
Legado de Chico Mendes, reservas extrativistas ajudaram a frear desmatamento da Amazônia
Crédito da imagem: João Marcos Rosa