Leonardo Valle
A população pode utilizar o celular como ferramenta para esclarecer dúvidas sobre o novo coronavírus (covid-19). Tanto o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) quanto a Organização Mundial de Saúde (OMS) lançaram chatbots – programa de computador que utiliza inteligência artificial para imitar conversas com usuários – para o atendimento da sociedade via WhatsApp.
Para isso, basta enviar uma mensagem para os números +55 61 3035-1963 (Unicef) ou +41 22 501 77 35 (OMS).
Os usuários podem fazer perguntas e receber respostas baseadas nas orientações das duas entidades e informações oficiais do Ministério da Saúde. Elas abordam desde temas como formas de contágio, sintomas e quando consultar um médico até comunicação com crianças sobre o assunto e formas de lidar com o estresse nesse período de isolamento social.
Pelo canal da OMS, é possível checar os dados mais atualizados, descobrir o que é fato ou fake news e quais as medidas mais importantes para proteger a si e a outras pessoas. As informações em português contaram com a participação da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).
O objetivo das iniciativas é promover um ambiente online de informações seguras e confiáveis e combater as notícias falsas que circulam nos aplicativos de mensagens e redes sociais.
Veja mais:
O que podemos aprender com a pandemia do coronavírus?
Coronavírus: psicólogos orientam sobre como reduzir medo e ansiedade durante isolamento
Site reúne materiais de enfrentamento ao coronavírus nas comunidades brasileiras
Unicef ensina a proteger e entreter crianças durante quarentena contra coronavírus
Crédito da imagem: tadamichi – iStock