Leonardo Valle
O Dicionário de Favelas Marielle Franco inaugurou novas seções em sua plataforma virtual sobre a pandemia do novo coronavírus (covid-19). Além de verbetes inéditos, há a compilação atualizada de notícias, relatos, campanhas informativas, artigos e iniciativas de apoio aos grupos mais vulneráveis, muitas criadas pelos próprios moradores. O objetivo é fortalecer o enfrentamento ao vírus nas comunidades de todo o país.
A plataforma virtual é de acesso público e tem o objetivo de produzir conhecimentos sobre as favelas brasileiras. Atualmente, ela conta com mais de 500 verbetes e autores.
De acordo com o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – levantamento mais recente sobre o tema –, o Brasil possui aproximadamente 11,4 milhões de pessoas morando em favelas. Destas, 12,2% delas (1,4 milhão) se encontram na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Além disso, 22,2% dos cariocas, ou um em cada cinco, são moradores de comunidades.
No mesmo levantamento, Belém foi apontada como a capital brasileira com a maior proporção de pessoas residindo em ocupações desordenadas: 54,5% ou mais da metade da população. As demais cidades foram Salvador (33,1%), São Luís (23,0%) Recife (22,9%) e Rio de Janeiro (22,2%).
Confira as seções sobre o novo coronavírus (covid-19) do Dicionário de Favelas:
Material sobre coronavírus produzido pela e para favelas
Notícias sobre coronavírus nas favelas
Coronavírus na visão dos moradores de favelas
Apoie as favelas na luta contra o coronavírus
Com Agência Fiocruz e IBGE
Veja mais:
Unicef ensina a proteger e entreter crianças durante quarentena contra coronavírus
Plataforma conecta quem necessita de apoio e voluntários, durante quarentena do coronavírus
Mulheres podem ser mais afetadas por crise econômica e violência doméstica em pandemia do Coronavírus, alerta ONU
Coronavírus: psicólogos orientam sobre como reduzir medo e ansiedade durante isolamento
Crédito da imagem: Divulgação/Coletivo Papo Reto