Em tempos de pandemia de covid-19 e distanciamento social, a preocupação com a saúde física e emocional dos jovens se intensificou. Foi a partir dos questionamentos sobre o que é autocuidado e o que é realmente ser saudável que foi desenvolvido o “Guia de Autocuidado: ser adolescente e jovem que se cuida!”. O material online e gratuito, desenvolvido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Associação pela Saúde Emocional de Crianças (Asec Brasil), traz dicas e estratégias para melhorar o desenvolvimento do autocuidado e lidar melhor com amigos, colegas e familiares. Tudo para que hábitos de vida mais saudáveis sejam adotados.
O guia, que conta com muitas ilustrações e linguagem leve, explica que o autocuidado é uma prática que deve fazer sentido no cotidiano do indivíduo, inserida em um processo de cuidar de si, do próprio bem-estar, seja físico, social, mental ou mesmo espiritual. Assim, autocuidado vai muito além do comer bem e fazer exercícios físicos: é cantar, dançar, se elogiar, permitir-se chorar, tirar folgas, saber dizer não; dentre outras ações diversas.
O documento diferencia de maneira didática essas formas de autocuidado e como cada uma influi na qualidade de vida de cada indivíduo. O material foi recentemente incluído também no Programa USP Diversidade.