Leonardo Valle
A água de mais de dois mil municípios brasileiros estão contaminadas por agrotóxicos, segundo o levantamento online “Por trás dos alimentos – Você bebe agrotóxicos?”. A iniciativa foi realizada pelo Repórter Brasil, Public Eye e Agência Pública, com dados coletados entre 2014 e 2017 pelo Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua), programa do Ministério da Saúde.
As instituições produziram dois mapas. O primeiro, “Número de Agrotóxicos”, apresenta a quantidade de substâncias detectadas em cada município entre 2014 e 2017. O segundo, “Concentração na Água”, compara as concentrações detectadas no mesmo período com os parâmetros de segurança estabelecidos pela regulação do Brasil e pela União Europeia. Os números foram obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação.
O Sisagua mostra os resultados de testes que avaliam a presença de 27 agrotóxicos na água que abastece os municípios. Os dados são enviados por autarquias estaduais, municipais e empresas de abastecimento. A legislação do país estipula que os fornecedores de água devem realizar testes semestrais e apresentar os resultados ao governo federal.
De acordo com o “Atlas: Geografia do Uso de Agrotóxicos no Brasil e Conexões com a União Europeia”, da Universidade de São Paulo (USP), o país consome 20% dessas substâncias que são comercializadas mundialmente. Aproximadamente 30% das que são autorizadas no país estão proibidas na União Europeia (UE) porque causam danos à saúde e ao meio ambiente.
Com Ciclo Vivo
Veja mais:
É possível manter a produtividade agrícola sem agrotóxicos, afirma especialista
E-book gratuito explica mitos e verdades dos agrotóxicos
Relatório denuncia casos de intoxicação por agrotóxicos em cidades rurais brasileiras
Projeto de lei sobre agrotóxicos não prioriza saúde e meio ambiente
Crédito da imagem: releon8211 – iStock