Leonardo Valle
Os solos detêm 95% da produção de alimentos e hospedam mais de um quarto da biodiversidade do planeta, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). Além disso, eles são uma importante fonte de produtos farmacêuticos e para o ciclo do carbono. Contudo, cinco segundos é o tempo em que uma superfície de terra equivalente a um campo de futebol é destruída no mundo. Se continuar nesse ritmo, mais de 90% do solo do planeta pode estar degradado em trinta anos.
É para alertar sobre isso que a TV Justiça elaborou o vídeo “Meio Ambiente por Inteiro – A erosão e como ela pode ser evitada”. A produção destaca o papel do lixo jogado na rua como estímulo do problema. “Se olharmos algumas bocas de lobo, têm papel e lixo, porque a população não foi educada. Isso obstrui o sistema de drenagem, tem-se o excesso de água superficial e, por consequência, mais erosões”, descreve o professor de geotecnia da Universidade de Brasília (UnB), José Camapum de Carvalho.
O vídeo aborda ainda outros temas vinculados ao desgaste da superfície terrestre pela ação mecânica e química da água corrente, das intempéries ou de outros agentes. Vento, chuva e agricultura industrial são alguns dos fatores que também aceleram a erosão do solo, assim como lavoura, monocultura, pastoreio, expansão urbana, desmatamento e mineração.
Veja mais:
Solos que se tornam inférteis são problema para meio ambiente e agricultura mundial
Jardins de chuva podem ajudar a lidar com enchentes nas cidades
Vídeo esclarece fake news que opõem preservação de florestas à produção de alimentos
Crédito da imagem: Yanlucs – iStock