Animais nativos da floresta amazônica são as estrelas de um livro para colorir elaborado pelo Greenpeace. Com o intuito de oferecer entretenimento para as crianças que estão em isolamento social durante a pandemia do novo coronavírus (covid-19) e conscientizar sobre a preservação da fauna brasileira, a ONG disponibilizou a publicação online “Todas as Cores da Amazônia”. Ela conta com ilustrações de Iza Pug e textos do biólogo Vinícius de Paula e pode ser baixada gratuitamente para impressão.
Entre os animais escolhidos para compor o livro, destacam-se a harpia, o cachorro-vinagre e o boto cor-de-rosa. Para completar, também são mencionados animais recém-descobertos e classificados pela ciência.
O Greenpeace lembra que o desmatamento é atualmente a principal ameaça à Amazônia e sua fauna. A preservação da floresta também passa pela educação das futuras gerações sobre o tema.
Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontam que, em abril de 2020, houve um crescimento no desmatamento da região de 63,75%, quando comparados ao mesmo mês de 2019. Ainda de acordo com a instituição, foram emitidos alertas para 405,6 km² este ano, contra 247,7 km² durante o mesmo período no ano passado.
Veja mais:
Livro infantil online discute sustentabilidade e cultura da floresta amazônica
Cartilha adapta, para público infantil, documento da ONU sobre direitos da criança e meio ambiente
Livro de educação ambiental explica a vida de Chico Mendes para crianças
Crédito da imagem: reprodução “Todas as Cores da Amazônia”.