Leonardo Valle
O roubo de terras públicas, conhecido como grilagem, é uma das causas da destruição das florestas. São chamados grileiros os agentes que invadem e desmatam a terra pública para depois vendê-las. Para explicar esse problema, a ONG WWF elaborou o vídeo “#MP910Não O que é grilagem e como a Medida Provisória 910 estimula esse crime”.
Segundo a produção, os desmatamentos e queimadas produzidos por eles poluem o ar, aumentam a seca e colocam em risco a produção agrícola do país. Também estimulam violência e conflitos quando há povos indígenas e populações tradicionais habitando as áreas invadidas.
“Os grileiros fazem lobby junto aos poderes executivo e legislativo. Após ocupar e desmatar, eles pressionam pela mudança das leis em seu benefício para conseguir o título da terra invadida”, denuncia o vídeo.
A produção lembra que uma das alterações em favor dos grileiros foi a Medida Provisória 910/2019, lançada em dezembro de 2019. Ela permitiu a titulação de quem invadiu terra pública entre 2011 e 2018.
“São crimes que serão anistiados com a mudança na lei. E toda a vez que o Governo muda a lei em favor da grilagem, incentiva novas ocupações e desmatamentos”, aponta o material.
Veja mais:
Desmatamento zero e rotação do gado ajudam pecuária a reduzir impactos ambientais
Greenpeace questiona dados do governo sobre cumprimento de meta de clima para 2020
Crédito da imagem: reprodução vídeo “#MP910Não O que é grilagem e como a Medida Provisória 910 estimula esse crime”