Leonardo Valle
O programa Ciência Aberta disponibilizou online o vídeo do debate “Oceanos ameaçados”. Gravado em 19 de março de 2019, a mesa redonda abordou a importância desses sistemas no equilíbrio do planeta, os mecanismos de circulação de água e de transferência de energia térmica entre os hemisférios e como isso está sendo afetado pelas mudanças climáticas globais e pela poluição.
Participaram do programa os professores do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (USP), Ilana Wainer e Michel Michaelovitch de Mahiques, e o líder do subgrupo Paleoclima do Núcleo de Apoio à Pesquisa – Mudanças Climáticas (Incline), Cristiano Mazur Chiessi.
Os oceanos ajudam na regulação do clima global e são responsáveis pela sustentação de complexas cadeias alimentares. Com a ameaça causada pela ação humana, são previstas consequências como aumento da concentração de calor na região do atlântico sul e resfriamento da costa do atlântico norte; elevação do seu volume por conta do derretimento de geleiras, podendo cobrir regiões costeiras hoje povoadas; avanço de areia e lama desfigurando os litorais. Além disso, a poluição por plástico é outro fator importante de degradação. Atualmente, os oceanos são poluídos por garrafas pets e microplásticos, que contaminam seus ecossistemas.
O Ciência Aberta é produzido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) em parceria com o jornal Folha de S.Paulo.
Veja mais:
Combate ao lixo dos oceanos passa por redução no consumo de plástico
Aquecimento global e produtos de higiene contribuem para deteriorar corais
Relatório da ONU apresenta benefícios em limitar aquecimento global a 1,5°C
Crédito da imagem: man_at_mouse – iStock