Apagar as luzes durante uma hora é a proposta da campanha Hora do Planeta, que em 2018 acontece no sábado 24 de março, das 20h30 às 21h30. O evento mobiliza moradores de cidades de todo o mundo com o objetivo de conscientizar sobre as mudanças climáticas e a importância da biodiversidade.
No Brasil, haverá atividades especiais em diversos municípios. Além disso, os participantes também podem cadastrar suas iniciativas e eventos no Mapa da Hora. A programação completa está disponível no site da campanha.
A Hora do Planeta foi lançada em 2007 pela ONG WWF, em 2007, na cidade de Sydney (Austrália). Em 2017, ocorreram ações nos sete continentes, em 187 países e territórios, com mais de 3.000 monumentos apagados. Somente no Brasil, foram 145 cidades e mais de 600 construções participantes, com o envolvimento de 250 mil pessoas.
“Biodiversidade e natureza sustentam nossas vidas, economia, saúde, bem-estar e felicidade. É o alicerce do nosso planeta vivo. Estamos empurrando o planeta e seus sistemas naturais até o limite”, adverte Marco Lambertini, diretor-geral do WWF Internacional.
O coordenador do Programa Mudanças Climáticas e Energia do WWF-Brasil, André Nahur, destaca que, além dos efeitos mais visíveis, o aquecimento da temperatura global também provoca consequências silenciosas para a biodiversidade.
“No Brasil, as mudanças climáticas terão efeito em espécies importantes para a cultura e economia nacional, como o pequi ou o café, que poderão sofrer uma drástica perda na produção”, destaca.