“Uma economia pode ser apagada do dia para a noite se não protegermos nossos ecossistemas”, explica o diretor da Greenwave, Bren Smith, no documentário “Nosso Planeta: Nossos Negócios”. A produção é inspirada na série “Nosso Planeta”, da Netflix, e discute como a comunidade global de negócios pode ser uma força poderosa para impulsionar ações pela natureza. A produção está disponível gratuitamente online.
“Os estoques de bacalhau da minha terra natal despencaram e milhares de pessoas ficaram desempregadas. Esse foi o alerta para mim”, conta Smith, que é pioneiro no desenvolvimento da agricultura oceânica regenerativa.
Entre os dados alarmantes revelados pelo documentário está o fato de a raça humana já ter derrubado metade das florestas do planeta para a retirada de madeira ou abertura de espaço para criação de animais para abate.
Além disso, são apontados que três quartos da superfície terrestre e dois terços dos oceanos sofreram impactos pelo homem. Para se ter uma ideia, o Ártico possui 40% menos gelo atualmente, durante o verão, em comparação ao mesmo período do ano de 1980.
Veja mais:
Greenpeace indica 10 filmes para saber mais sobre meio ambiente e sustentabilidade
Legado de Chico Mendes, reservas extrativistas ajudaram a frear desmatamento da Amazônia
Desmatamento zero e rotação do gado ajudam pecuária a reduzir impactos ambientais
Crédito da imagem: reprodução documentário “Nosso Planeta: Nossos Negócios”