Leonardo Valle

Filmes e documentários são uma boa ferramenta para entender as questões referentes à preservação do planeta, além de estimular a reflexão sobre as ações individuais que contribuem para a manutenção dos seus recursos naturais.

Pensando nisso, o Greenpeace listou 10 produções audiovisuais que abordam meio ambiente e sustentabilidade, incluindo dois documentários sobre a própria história de mobilização da ONG, conhecida por chamar a atenção da sociedade e das lideranças para questões importantes de preservação ambiental.

Todas as indicações podem ser encontradas em plataformas de streaming ou no YouTube.

1. Dieta dos gladiadores
O mito do consumo de proteína animal para um bom desempenho físico é desmontado no documentário, que traz depoimentos de Arnold Schwarzenegger, e a história da descoberta de que os lutadores romanos não ingeriam carne animal. Mais de cinco mil ossos de gladiadores indicaram a dieta de legumes e verduras.

2. Mission Blue
A produção narra a vida da oceanógrafa estadunidense Sylvia Earle. Quando jovem, começou a mergulhar e fazer parte de missões científicas em um período no qual as mulheres não tinham espaço. Chegou a ser a primeira mulher a chefiar a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA) e, em 1998, foi nomeada pela revista Time como a primeira heroína do planeta. Aos 84 anos, Sylvia continua mergulhando e sendo um exemplo de determinação pela causa ambiental.

3. Sob a Pata do Boi
Desde a ditadura militar, a Amazônia foi ocupada ilegalmente. Destaque para a transformação de terras públicas em pasto e do crescimento da pecuária como maior vetor de desmatamento da floresta. O documentário explora a relação entre a destruição da região e a carne, mostrando histórias de fazendeiros e artimanhas políticas por trás do seu rastro de destruição.

4. Minimalismo: um documentário sobre as coisas importantes
Retrata o movimento que defende que é possível viver com menos consumismo e, logo, exigindo menos recursos naturais da Terra.

5. O Amanhã é Hoje
Conta a história de brasileiros que já tiveram suas vidas afetadas pelas mudanças climáticas, como uma jovem indígena que se tornou brigadista voluntária depois que um incêndio florestal atingiu a terra indígena de seu povo, os Krikati, e de uma pequena agricultora do sertão de Pernambuco que enfrentou seis anos de seca.

6. Nosso planeta
Cada episódio dessa série traz imagens inéditas sobre a vida natural e diferentes habitats da Terra. O projeto ficou em produção durante quatro anos e passou por dezenas de países.

7. Em busca dos corais
Um grupo de cientistas e fotógrafos australianos saem pelo país mergulhando em busca de evidências de que o aquecimento global está matando os recifes de corais. O chamado branqueamento dos corais surpreende negativamente pelo alcance e mortandade das espécies. Mas o que poderia parecer uma história com final trágico se transformou em uma rede de solidariedade em defesa dos oceanos.

8. A Lei da Água
O documentário brasileiro retrata a importância das florestas para a conservação das águas, explicando a relação do Código Florestal que havia sido aprovado em 2012 e a crise hídrica brasileira. Fertilidade do solo e produção dos alimentos são alguns dos temas atuais vinculados a essa questão.

9. Como mudar o mundo
A história da fundação do Greenpeace é retratada nesse filme. Um grupo de jovens hippies saiu em um barco para impedir testes nucleares no Alasca. Apesar do fracasso do plano, ele chamou a atenção do mundo para a proteção do meio ambiente e um pedido de paz.  O resultado foi o surgimento da organização ambientalista internacional, com escritórios em 55 países.

10. Black Ice
Relembra a prisão de 30 ativistas  do Greenpeace na Rússia, que estavam a bordo do navio Arctic Sunrise protestando contra a exploração de petróleo no mar do Ártico quando foram interceptados pela polícia e detidos sob a acusação de pirataria. Os ativistas ficaram presos por três meses e suas histórias de resistência pacífica, luta ambiental e acusação injusta rodaram o mundo.

Veja mais:
Filmes, jogos e histórias infantis ajudam a explicar temas sociais complexos para crianças
Unesco disponibiliza no YouTube filmes com temáticas indígenas
Filmes de mostra de cinema ambiental podem ser vistos gratuitamente pela internet

Crédito da imagem: documentário “Em busca dos corais”/Netflix

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

Ausência de lei de proteção federal deixa Pantanal vulnerável, aponta e-book

Publicação traz as principais ameaças ao bioma e alternativas para combatê-las

há 3 anos
Notícias

Crescimento da indústria têxtil no país exige mais água e recursos naturais, explica vídeo

Programa da TV Justiça esclarece esses impactos e mostra uma iniciativa de reciclagem de tecidos

há 4 anos
Notícias

E-book gratuito discute temas relacionados ao direito ao meio ambiente

Capítulos abordam temas como responsabilidade e dano ambiental, conservação da água e biocombustíveis

há 5 anos
Notícias

Desmatamento pode vir associado a expansão de rodovias, alerta relatório internacional

WWF aponta soja, pecuária e extração madeireira como causas do problema no Brasil

há 3 anos

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.