Lançado nesta quinta-feira, o Portal Proteja traz uma volumosa biblioteca virtual sobre áreas protegidas no Brasil. A plataforma é fonte de pesquisa sobre ações na defesa e conservação sustentável da biodiversidade brasileira, povos indígenas e comunidades tradicionais, territórios e biomas. O portal produz um mapeamento por meio de ampla base de dados e permite filtrar a busca por região ou bioma, por exemplo. A ferramenta disponibiliza artigos, notícias, vídeos e bases de dados. Todo o conteúdo é gratuito e pode ser baixado livremente. Para navegar, basta escolher os filtros e as palavras-chaves na busca da biblioteca.
O objetivo da biblioteca é facilitar e amplificar o acesso a dados confiáveis e informação de qualidade sobre áreas protegidas. Assim, o site pretende subsidiar o trabalho de organizações socioambientais e facilitar a compreensão do tema para o público em geral.
O Portal Proteja é uma iniciativa multiatores, composta por 16 organizações não-governamentais de proteção socioambiental, povos originários, pesquisadores, gestores públicos e setor privado. Além da biblioteca virtual, o projeto engloba outras iniciativas como o Projeta Talks, com palestras inspiradas no TED Talks, e o Podcast Proteja.
Veja mais:
Atlas online apresenta dados de 160 mil espécies da biodiversidade brasileira