Leonardo Valle
O Atlas do Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr) é um banco de dados do governo sobre a biodiversidade presente no país. Ele pode ser acessado online e apresenta informações de 160 mil espécies, com cerca de 15 milhões de registros. O ambiente virtual também reúne informações sobre biomas, áreas protegidas no Brasil, coleções brasileiras, espécies ameaçadas, o valor nutricional de frutos nativos e receitas culinárias.
A plataforma existe desde 2014 e foi repaginada. O Sistema também atua como a parte brasileira da Plataforma Global de Informação sobre Biodiversidade (GBIF), que é a maior iniciativa multilateral de acesso virtual às informações biológicas de aproximadamente 60 países. Assim, as informações do Atlas também são disponibilizadas nesta rede internacional e vice-versa.
Segundo a ONU Meio Ambiente, conservar ativos ambientais de forma sustentável exige conhecimentos, e o Sistema torna acessíveis informações importantes sobre a natureza brasileira sem custos para o setor privado e sociedade em geral. Além disso, é na riqueza ambiental que se pode encontrar soluções que contribuam para regulação climática, hídrica, fertilidade dos solos, segurança alimentar, medicamentos, cosméticos e inovações para o desenvolvimento econômico.
Com ONU Brasil
Veja mais:
Livro “Vermelho da Fauna” aponta mais de mil espécies em risco de extinção
E-book gratuito relata importância de pequenas plantas para a preservação do cerrado
Crédito da imagem principal: abadonian – iStock