Sarah Fernandes

Um aplicativo de celular está movimentando o dia a dia de agricultores familiares da Bahia e do Rio Grande do Norte. Eles são os primeiros usuários do SOL (Solução Online de Licitação), uma ferramenta online que conecta produtores rurais com fornecedores de todos os estados, além de armazenar informações e dados para as comercializações dos produtos rurais.

O objetivo do app é facilitar a aquisição de bens, serviços e obras por associações de agricultura familiar. Por meio dele, os agricultores podem, por exemplo, assinar contratos de forma digital, poupando tempo de compradores e fornecedores, e ainda realizar auditorias nos negócios de forma segura. Desenvolvido pelo Banco Mundial, ele está disponível para as plataformas Android e iOS.

Todos os beneficiários do projeto piloto na Bahia e no Rio Grande do Norte serão treinados até o fim do ano para aprenderem a usar todas as potencialidades da ferramenta. “Estávamos até receosos de não conseguir trabalhar com o sistema, mas ele é muito fácil e já queremos usá-lo para tudo”, contou o presidente da Cooperativa de Jovens de Água Fria, Rafael Borges, ao Banco Mundial.

“A nossa preocupação maior foi montar um aplicativo que fosse intuitivo e de uso fácil, tanto para as associações de agricultores quanto para os fornecedores”, disse Luciano Wuerzius, especialista sênior em licitações do Banco Mundial, ao site da instituição. “Os procedimentos de licitação eram feitos da mesma forma há muitos anos, e a tecnologia existe para melhorá-los.”

A Organização das Nações Unidas (ONU), da qual o Banco Mundial faz parte, defende que conectar produtores rurais às tecnologias da informação é fundamental para aumentar a produtividade, garantir geração de renda para as populações rurais e segurança alimentar. Pelo menos 80% dos alimentos consumidos no mundo são produzidos por agricultores familiares, segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

Veja mais:
Modelo alternativo de distribuição e comércio de alimentos fortalece agricultura familiar
Websérie apresenta iniciavas de agroecologia na Amazônia
5 atitudes que você pode tomar hoje para ajudar a combater a fome no mundo

Crédito da imagem: reprodução site Solução Online de Licitação

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

Especial étnico-racial reúne expressões que debatem racismo e preconceito

Especialistas explicam em vídeos no Instagram sete verbetes que integram dicionário recém-lançado

há 5 meses
Notícias

Especial Cidadania e Eleições: tire suas dúvidas e prepare-se para votar de maneira consciente

Vídeo, reportagem, podcasts e plano de aula trazem conceitos fundamentais da democracia

há 2 anos
Notícias

Especial LGBTQIA+: conheça mais sobre as letras da sigla

Série de reportagens tem foco em grupos invisibilizados

há 2 anos
Notícias

E-book reúne artigos sobre saúde da população negra e a covid-19 no Brasil

Material gratuito também aborda problemas estruturais, como racismo e exclusão social

há 2 anos

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.