BM Comunicação

A agricultura familiar desempenha um papel central na sociedade. Segundo dados de 2017 do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), 70% dos alimentos que chegam à mesa da população são produzidos por pequenos e médios produtores. Porém, um dos grandes problemas nessa área é a desigualdade entre o ganho deles e o valor pago pelos consumidores nas grandes cidades. Isso acontece por conta dos intermediários, que acaba encarecendo o produto final.

Para melhorar essa situação, grupos têm buscado atuar na cadeia de produção e distribuição de alimentos, de forma a garantir que os agricultores sejam melhor remunerados, mantendo o preço acessível para os consumidores.

Uma dessas iniciativas é o Armazém do Campo. Localizado nos Campos Elísios, região central da cidade de São Paulo (SP), o estabelecimento oferece alimentos produzidos em assentamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

“Os agricultores, dentro dos assentamentos, se organizam de uma forma associativa e o Armazém do Campo cria essa demanda na cidade, o que permite que o agricultor receba um valor maior do que os atravessadores tradicionais pagam”, explica o coordenador da Cooperativa de Distribuição Terra e Liberdade, Vitor Chaves, responsável pela distribuição dos produtos em diferentes unidades da rede, que além da capital paulista possui lojas em Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG) e Rio de Janeiro (RJ).

Para a pesquisadora do Centro de Estudos de Sustentabildade da Fundação Getúlio Vargas (FGC), Manuela Maluf Santos, esse é um modelo de consumo que vai além da questão comercial. “Quem vai comprar não está só preocupado com o preço, mas também com a origem, como está sendo tratado aquele fornecedor, e quem fornece encontra um canal mais qualificado, que valoriza a sua produção”, avalia.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Breaking promove inclusão de jovens da periferia por meio do esporte

Conheça os impactos do reconhecimento facial

Quais os desafios da velhice LGBTQIAPN+ no Brasil?

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.