Leonardo Valle
A animação portuguesa Aquametragem, sobre desperdício de água, venceu o Festival de Filmes ODS em Ação, competição que destaca iniciativas de pessoas e organizações no mundo em prol dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O prêmio foi dado à animadora portuguesa Marina Lobo na categoria “Protegendo o nosso planeta”.
A obra foi produzida com o objetivo de conscientizar o público para uma mudança de comportamento no modo de consumo de água e para uma gestão eficiente do recurso, que colabore para uma maior sustentabilidade hídrica. A produção é da Agência de Energia e Ambiente de Lisboa.
Além de animadora, Lobo também é engenheira ambiental e criou o material inspirado em seus filhos e no futuro da água para as próximas gerações. A história tem como princípio estimular os “5 Rs”: reduzir o consumo do recurso, reutilizá-lo, reciclá-lo, reduzir seu desperdício e recorrer a fontes alternativas. O ODS número 6 tem como meta alcançar o acesso universal e equitativo a água potável e segura para todos até 2030.
O Festival de Filmes ODS é uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) que oferece aos cineastas amadores e profissionais em todo o mundo a oportunidade de enviar filmes de até 20 minutos. A iniciativa foi lançada ano passado juntamente com o Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável, que acontece todos os anos na sede da entidade.
Com ONU
Veja mais:
Game educativo para crianças conscientiza sobre a limpeza do mar
Cartilha ensina consumidores de São Paulo a economizarem na conta de luz e de água