Leonardo Valle
A Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor de São Paulo (Procon-SP) elaborou a cartilha “Consumo de água e de energia elétrica – o que você precisa saber” para ajudar a população a entender as medidas adotadas por esses setores, assim como seu impacto no orçamento familiar.
A publicação explica as tarifas e oferece dicas para deixar as contas de água e luz mais baratas. Além disso, explica os critérios para pleitear benefícios oferecidos aos consumidores com condição social e renda baixas, com descontos e preços diferenciados nas tarifas.
De acordo com a Deliberação da Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp), habitações coletivas (como pensões e cortiços) ou que não tenham condições adequadas de segurança, podem pleitear tarifas de água diferenciadas. O mesmo vale para imóveis residenciais de pequeno porte, segundo critérios socioeconômicos explicados no material.
Por fim, a cartilha também detalha as bandeiras tarifárias adotadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e as situações em que a produção de energia elétrica fica mais cara, influenciando no valor da conta de toda a população.
Veja mais:
Jogo gratuito com a Turma da Mônica ensina crianças a economizarem energia elétrica
Projeto instala postes de energia solar e melhora a segurança de comunidades
Potencial do Brasil em energia solar é subaproveitado, aponta especialista
Crédito da imagem: kmatija – iStock