A Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e a Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (CAER) produziram uma cartilha especial bilíngue, em português e espanhol, com o objetivo de promover soluções sustentáveis e informar sobre o consumo consciente da água, especialmente em meios urbanos.
O público-alvo do documento são estudantes brasileiros e refugiados das Américas do Sul e Central, que falam espanhol, além de professores do ensino básico. Intitulada “Água é Vida”, a cartilha é inteiramente ilustrada e colorida, o que facilita a compreensão dos mais jovens sobre a preservação de mananciais. O acesso ao material é ilimitado e gratuito.
Além das orientações para evitar o desperdício da água em áreas urbanas, o guia explica como lavar as mãos corretamente para evitar o contágio pela covid-19. Ainda, informa sobre reaproveitamento da água e como fazer a prevenção de arboviroses, como a dengue e a zika. As doenças não têm relação direta com a água, mas por ser um meio onde se desenvolvem os vetores, o cuidado deve ser redobrado. A cartilha socioambiental também dá informações seguras sobre como descartar corretamente resíduos sólidos e óleos.