O jovem Anthony Gabriel Oliveira Santos, de Acarajú (SE), ficou dois anos fora da escola por motivos familiares. Quando voltou, tinha dificuldades para ler e escrever, mas por meio da iniciativa Trajetórias de Sucesso Escolar conseguiu recuperar sua aprendizagem e está pronto, aos 12 anos, para ingressar no 7º ano do ensino fundamental. O projeto é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e tem apoio do Instituto Claro. O objetivo é enfrentar a cultura do fracasso escolar e superar a distorção idade-série, que acontece quando o aluno tem um atraso escolar de dois ou mais anos.

Trajetórias de Sucesso Escolar
Anthony Gabriel recuperou sua aprendizagem por meio do TSE (crédito: reprodução/ Unicef)

Anthony chegou a repetir de ano por não conseguir ler direito, mas hoje já lê livros inteiros e afirma que suas matérias preferidas são português e matemática. O menino recebeu apoio com reforço escolar e oficinas pedagógicas. “Anthony se desenvolveu muito. Ele chegou no começo do ano apenas silabando e hoje já está preparado para ir para o sétimo ano. Fizemos o letramento com várias atividades, como paródia, fábula, literatura de cordel, gibi e revista para incentivarmos a leitura”, conta o professor Pedro Viera dos Santos, da Escola Estadual Professora Cecinha Melo Costa.

Trajetórias de sucesso

Além de facilitar um diagnóstico sobre o atraso escolar no Brasil por meio de dados e pesquisas, a estratégia Trajetórias de Sucesso Escolar oferece recomendações de políticas educacionais para garantir o acesso, a aprendizagem e permanência do estudante na escola.

O site da iniciativa disponibiliza materiais pedagógicos com as experiências didáticas e indicadores de fluxo escolar por estados, municípios e escolas, com recortes por gênero, raça e localidade. Desde 2018, a iniciativa ajudou a reduzir em mais de 20% a distorção idade-série nas redes de educação em que foi implementada. Em 2022, o Instituto Claro renovou a parceria com o projeto.

Veja mais:

Trajetórias de Sucesso Escolar: iniciativa fez a diferença na vida de Sthephany Bianca 

Trajetórias de Sucesso Escolar: conheça a história de Sandrielle Saiury

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

Trajetórias de Sucesso Escolar: iniciativa fez a diferença na vida de Sthephany Bianca

Estudante ficou 3 anos fora da escola e recupera aprendizagem por meio do Programa Sergipe na Idade Certa

há 1 ano
Notícias

Trajetórias de Sucesso Escolar: conheça a história de Sandrielle Saiury

Depois de se curar de malária, aluna voltou à escola e recuperou aprendizagem

há 1 ano
Notícias

Abandono escolar passa de 2% para 3,8% com a pandemia, alertam Instituto Claro e Unicef

Instituições apresentaram estudo sobre cultura do fracasso escolar em evento online

há 3 anos

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.