O Campus Mobile, iniciativa de inovação do Instituto Claro em parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis da USP (LSI-TEC USP), anunciou os projetos finalistas da 7ª edição do programa. São eles:
Diversidade
– Projeto SafeGirl / Empoderapp, de Mateus da Silva, Vitor Hugo Moraes e Brenda de Abreu Sá (AP e MA)
– Projeto Diversidade em Ação, de Jéssica Nascimento e Thiago Yonamine (SP)
– Projeto Charles – utilização de aprendizado de máquinas para identificação de sinais (Libras), de Luisa Scaletsky, Virgilius dos Santos e Anderson Kloss Maia (RS)
Educação
– Projeto Arco Didático, de Eduardo Lima Nascimento, Hugo Lima e Vívian Leite Sousa (PA)
– Projeto Embarquei, de Vinícius Otávio Gouveia Gomes (PE)
– Projeto Robosquadrão, de Gabriel Nascimento, Eleazar Braga e Óliver Becker (SP)
Smart Farms
– Projeto Smart Milk IoT, de Ítalo Alvarenga, Deivid Campos e Gabriel Albuquerque Correa (MG)
– Projeto Arrent – arrende, plante e cresça, de Fernando Duarte Pascoal, Guilherme Prezzi e Eduardo Dusik (RS)
– Projeto Plantar mais, de Leticia Bombig Alves, Victor Bell de Oliveira e Victor Araújo de Souza (MG)
Smart Cities
– Projeto Padrinhos Mágicos, de Thiago Martins, Hugo dos Santos Silva e Samuel de Souza (PE)
– Projeto Rangoff, de Thales Santos, Lucas Lacerda e Rodrigo Mello da Rosa (RS)
– Projeto Desenvolvendo um dispositivo de monitoramento da qualidade do ar conectado a smartphones, de Henrique Miranda, Gabriel de Souza Barros e David Batista de Luna (PB)
A divulgação aconteceu nesta sexta-feira (8/2), último dia da chamada semana presencial da iniciativa, fase em que os mobilianos se reúnem em São Paulo (SP) para aperfeiçoar seus projetos, por meio de palestras, atividades e mentorias, além de apresentarem as ideias para as bancas avaliadoras.
Essa etapa contou com a participação de 64 equipes, divididas nas quatro categorias escolhidas para este ano. Antes da semana presencial, durante o mês de janeiro, os grupos tiveram uma série de mentorias online. As palestras, que abordaram temas como inovação, tecnologia e educação, acessibilidade digital, negócios sustentáveis e outros, também foram transmitidas ao vivo pelo YouTube.
Etapa final
Agora, os finalistas receberão metas a serem cumpridas e serão avaliados em quesitos como: implementação, usabilidade e inovação.
Ao final, os grupos que realizarem todas as indicações da banca avaliadora sairão vencedores desta 7ª edição. Serão quatro projetos vencedores, sendo um de cada categoria.
Os vencedores ganharão um prêmio em dinheiro e uma viagem para os Estados Unidos, onde irão conhecer algumas das principais empresas da área de tecnologia, no Vale do Silício.