No dia 5 de junho, a partir das 10h30, o Instituto Claro promove uma nova edição do Diálogos Gigantes com o tema “Bullying: a escola como ambiente para discutir o tema e mediar”. Estarão presentes a professora Luciene Tognetta, do Departamento de Psicologia da Unesp de Araraquara, e o professor José Leon Crochik, do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (Ipusp). A mediação será feita pelo jornalista Leonardo Valle.
O bullying se caracteriza por agressões propositais, sejam verbais ou físicas, por uma ou mais pessoas contra outra. Repetidos casos, reportados pela imprensa e redes sociais, mostram a necessidade de refletir e discutir formas de diminuir o problema. Apesar de o assunto ser tratado com frequência por educadores e estudiosos, ainda há um longo caminho a percorrer.
Em algumas situações, a vítima sofre em silêncio, o que pode gerar medo, abandono dos estudos, queda no rendimento escolar e exclusão do meio social. Como lidar com esse tema tão delicado na escola? Mediar esses conflitos não é papel exclusivo dos educadores. É necessário que pais, escola e alunos conheçam os efeitos do bullying e o porquê de ser necessário inibir agressões desse tipo.
O evento pretende refletir sobre as consequências decorrentes do bullying, medidas que professores podem adotar para conscientizar os alunos e como envolver os pais e responsáveis para transformá-los em aliados no combate dessa prática.
Você é nosso convidado! Faça parte de mais um momento gigante, envie suas perguntas e venha dialogar com a gente.
Serviço
O que: Diálogos Gigantes – Bullying: a escola como ambiente para discutir o tema e mediar
Quando: 5 de junho
Horário: 10h30
Onde: Facebook do Instituto Claro
Saiba mais:
Lidar com aluno que pratica o bullying exige mais do que uma única intervenção
Bullying: 11 livros sobre essa prática do ponto de vista dos jovens
Bullying: como combater essa prática na escola
Cyberbullying reflete ausência de uma educação para a diversidade
Mediação de professores e alunos são armas contra o cyberbullying