Bullying é um problema na escola: nas instituições brasileiras e nas de todo o mundo. Pensando nisso, o Instituto NET Clato Embratel reuniu 11 livros que falam sobre o tema, mas do ponto de vista dos jovens. Eles praticam o bullying, são vítimas ou assistem de perto as diferentes manifestações e reações a essa atitude que é tão comum.

Jogo Duro, Eliana Martins

Editora do Brasil, 2015
Segundo a autora, o livro é inspirado em uma história real que ela viu no condomínio onde morava: filho de um zelador de prédio de classe alta, Nildo sofre bullying na escola por ser muito pobre e, por isso, repete de ano na escola pública em que estudava. O pai da menina por quem é apaixonado então decide ajudar, e consegue para o menino uma bolsa de estudos na escola dela, o que só aumenta as provocações. Quando Nildo faz amizade com um aluno chamado Lelé, sua situação começa a mudar.

E Se Fosse com Você?, Sandra Saruê

Melhoramentos, 2009
Em uma escola em que um grupo atormenta a sala inteira, a professora da 4ª série Nancy resolve implementar um método diferente e divertido para combater o problema.

Todos Contra Dante, Luís Dill

Cia das Letras, 2008
Baseado em uma história real e trágica, o livro conta a história de um menino (Dante) de bairro pobre e aparência incomum que gostava de ler “A Divina Comédia”, de Dante Alighieri. O menino foi alvo de bullying dentro e fora da escola. Na internet, seus desafetos chegaram ao ponto de criar uma comunidade na rede social Orkut (hoje desativada) para falar mal dele. Em termos de estilo, o livro inova ao contar a história em formato de posts de blogs e comunidades do Orkut.

A Lista Negra, Jennifer Brown

Gutenberg, 2012
Uma mudança no ponto de vista da história de tiroteios em escolas nos EUA. A protagonista é a namorada do atirador. Valerie (Val) fez com Nick uma “lista de ódio” com os nomes das pessoas que praticavam bullying com os dois. Um dia, e sem Val saber, Nick decide matar todas as pessoas e se suicidar. Valerie sobrevive e tem de lidar com a culpa e as acusações de que planejou o tiroteio.

Tem um Garoto no Banheiro das Meninas, Louis Sachar

Record, 2006
História que ilustra a importância do professor na “conversão” de um praticante de bullying. Bradley Chalkers faz questão de ser odiado pelos colegas, porque acha que, assim, vão deixá-lo em paz, até que a chegada da orientadora Carla Davis o faz rever conceitos e perceber que não há nada de errado em se tornar um menino bom com os colegas.

Antes que eu vá, Lauren Oliver

Intrínseca, 2011
Mistura de história de bullying com efeito borboleta. Samantha Kingston, a garota mais popular da escola, morre em um acidente de carro, mas, curiosamente, acorda no dia seguinte, na véspera do acidente. Ela tem então sete dias para descobrir como morreu e a resposta passa pelas pessoas a quem ela fez mal ou com quem pouco se importou quando era viva.

Os 13 porquês, Jay Asher

Ática, 2009
Clay Jensen chega em casa da escola e descobre que alguém lhe enviou um pacote cheio de fitas cassete. Ao ouvi-las, o garoto descobre que são de Hannah Baker, garota que cometeu suicídio duas semanas atrás. Ela lista treze motivos que a levaram a tirar a própria vida, e Clay é um deles. Para entender os outros, ele precisa ouvir as gravações.

Por lugares incríveis, Jennifer Niven

Seguinte, 2015
Theodore Finch e Violet Markey se conhecem de maneira incomum: ambos se encontram quando estão prestes a saltar da torre da escola, cada um com seus motivos – Finch sofre de depressão, e Violet sobreviveu ao acidente de carro que matou sua irmã. Os dois veem no outro uma chance de recomeçar e bolam um projeto para voltar a viver: fazer juntos o projeto de geografia, que os levam a percorrer o estado onde moram.

Extraordinário, R J Palacio

Intrínseca, 2013
Aos 10 anos, August Pullman (Auggie) vai à escola pela primeira vez. Até então, sua mãe o educou em casa, por causa da doença rara do menino, que o deixa com uma deformidade facial severa. A princípio tímido, Auggie faz dois amigos, mas logo tem de lidar com a rejeição e zombaria dos alunos que não o consideram parte do grupo.

Minha Metade Silenciosa, Andrew Smith

Gutenberg, 2014
Um livro de passagem, conta a história de Stark McClellan, adolescente de 14 anos vítima de gozações por ser magro e não ter uma orelha. Além do bullying na escola, seus pais são violentos com ele. Quem o protege na escola é o irmão mais velho, Bosten, que também sofre com os abusos dos pais. Até que um dia, um episódio leva o irmão a fugir de casa. Stark vai atrás do irmão, em uma jornada de amadurecimento que mostra a ele que o mundo não é feito somente de pessoas más.

Fale!, Laurie Halse Anderson

Valentina, 2013
Desde que chegou ao colégio, Melinda Sordino guarda um segredo, o que não impede seus colegas de fazerem “troça” com ela e a maldizerem pelas costas, afinal, ela chamou a polícia na festa de férias dos veteranos e pôs colegas na cadeia no semestre anterior. Humilhada e escanteada pelos colegas, seu único refúgio é a aula de arte, onde ela desenvolve um projeto que pode fazê-la encarar seu problema de frente e voltar a ser quem era.

Veja também:
– Com Lei do Bullying, escolas não poderão mais ser omissas sobre intimidações
– Programa NET Educação – Bullying: como combater essa prática na escola 
– Intolerância nas redes sociais é oportunidade para debater com os alunos

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

5 livros para conhecer mais sobre didática

Área da ciência pedagógica ajuda o professor a desenvolver estratégias de ensino eficazes

há 4 semanas
Notícias

Veja 5 links para conhecer as histórias de rainhas africanas

Para especialista, conteúdos ajudam os alunos a resgatarem a herança cultural da África

há 4 semanas
Notícias

Confira 9 links para promover uma educação socioambiental na escola

Materiais propõem debate sobre temas como desigualdade social e desenvolvimento sustentável

há 2 meses
Notícias

Veja 7 livros com histórias em quadrinhos para ensinar sobre Primeira e Segunda Guerra

Obras trazem abordagens visuais e narrativas que atraem o interesse dos alunos sobre os conflitos

há 2 meses

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.