Ryan Rodrigues, de 19 anos, já estava procurando emprego há quase um ano quando se inscreveu na plataforma 1MiO. Por meio dela, passou por um processo seletivo e foi contratado como jovem aprendiz na Claro. “Na minha cabeça [o processo de procurar emprego] ia ser um bicho papão. Achava que ia me dar mal, não ia conseguir ser recrutado, mas, felizmente, deu tudo certo. E é uma sensação incrível, não sei nem descrever”, conta ele, que agora participa de um curso técnico de vendas antes de assumir o posto.

A iniciativa “Um Milhão de Oportunidades” (1MiO) é uma parceria entre o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT), com o setor privado e a sociedade civil. O programa tem o objetivo de criar oportunidades de educação de qualidade, inclusão digital, formação profissional e acesso ao mundo do trabalho para jovens em situação de vulnerabilidade em todo o Brasil. O Instituto Claro aderiu à iniciativa no final de 2020 e a Claro vem oferecendo oportunidades de trabalho para jovens e de formação por meio da plataforma Claro cursos desde então.

jovens contratados pela plataforma 1MiO
Ryan Rodrigues e Caroline Evangelistas foram contratados por meio da iniciativa 1MiO (crédito: acervo pessoal)

Também aos 19 anos, Caroline Evangelista acaba de ser contratada como aprendiz na Claro na área de assistência técnica e acha que a 1MiO fez toda a diferença: “Estava procurando uma oportunidade desde o ano passado, mas acredito que alguns erros no meu currículo não estavam ajudando. Acho que essa iniciativa é muito importante porque está difícil conseguir uma vaga de aprendiz hoje em dia”. A jovem tinha vontade de estudar biomedicina no futuro, mas o curso preparatório que está fazendo deixou algumas dúvidas no ar. “Estou gostando muito do curso na área de vendas, então não sei se posso acabar tomando outro rumo. Estou ansiosa para colocar esses conhecimentos em prática”, afirma.

Ryan também não vê a hora de começar sua posição em home office. “Meus pais e avós estão muito orgulhosos de mim”, relata o rapaz que sonhava em se tornar militar na adolescência, mas agora tem outros planos: “Pretendo seguir nessa área. Vou me esforçar e me dedicar muito para ser efetivado e crescer aqui na Claro”.

Entre maio e agosto deste ano, a Claro divulgou 1520 vagas para jovens dentro dos critérios de vulnerabilidade social do Unicef e contratou 1075. ‘Um Milhão de Oportunidades’ é parte do programa global Generation Unlimited (Geração Que Move, no Brasil), que reúne nove organizações das Nações Unidas.

Veja mais:

1MiO: alunos do Dupla Escola são contratados como aprendizes da Claro

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

Instituto Claro adere à iniciativa “Um Milhão de Oportunidades”

Objetivo é impulsionar oportunidades de emprego para jovens em situação de vulnerabilidade social

há 3 anos
Notícias

Série “Histórias Inspiradoras” mostra como a inclusão muda a vida das pessoas

Especial de vídeos comemora parceria da Claro junto a iniciativa “Um Milhão de Oportunidades”

há 4 meses
Notícias

Claro contratou mais de 4 mil jovens pela iniciativa 1MiO

Com apoio do Instituto Claro, programa é uma parceria com o Unicef

há 1 ano
Notícias

Iniciativa 1MiO alcançou 26 milhões de jovens em 2021

Parceria com Unicef e OIT gerou mais de 158 mil oportunidades

há 2 anos

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.