Com mais de 12 mil jovens em situação de vulnerabilidade contratados, a Claro e as demais empresas do grupo, Brasil Center e a Global Hitss, celebram quatro anos de adesão à iniciativa Um Milhão de Oportunidades (1MiO), liderada no Brasil pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
Com o apoio do Instituto Claro, a 1MiO tem como objetivo ampliar o acesso de jovens em situação de vulnerabilidade a oportunidades de formação, desenvolvimento profissional e inclusão no mundo do trabalho.
“Muitos jovens contratados já fizeram parte de outros programas do Instituto Claro, como o Dupla Escola, que oferece formação técnica em telecomunicações como complemento ao currículo regular do ensino médio”, afirma a diretora de Desenvolvimento Humano Organizacional, Cultura e Sustentabilidade da Claro e vice-presidente de Projetos do Instituto Claro, Daniely Gomiero.
Entre as 12 mil contratações realizadas no período, mais de oito mil foram de mulheres, sendo 78,6% negras ou pardas e 0,2% indígenas. Já entre os mais de quatro mil homens contratados, 85,5% se autodeclararam negros ou pardos, e 0,4%, indígenas. Também foram contratadas 175 pessoas com deficiência (PCDs).
Consolidada como referência na inclusão produtiva de jovens, a Claro passou a integrar em 2024 o Pacto Nacional pela Inclusão Produtiva das Juventudes, articulação entre o Ministério do Trabalho e Emprego, o Unicef, o Pacto Global das Nações Unidas e a própria 1MiO.
No Pacto Nacional pela Inclusão Produtiva das Juventudes, a Claro assumiu a liderança do Grupo de Trabalho sobre Primeiro Emprego, contribuindo diretamente para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas à juventude.
“Esse movimento é um círculo virtuoso que nos aproxima de uma sociedade mais justa e inclusiva, em linha com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs) 4 e 8 das Nações Unidas, que falam respectivamente sobre educação de qualidade, trabalho descente e crescimento econômico”, diz Gomiero.