Alunos do Dupla Escola, programa do Instituto Claro que integra o ensino médio formal ao ensino técnico em telecomunicações, foram ao Rio Open 2018, maior torneio de tênis da América do Sul. Os estudantes fizeram um tour para conhecerem a infraestrutura e os dispositivos tecnológicos que são utilizados na transmissão de informações do evento, realizado no Rio de Janeiro (RJ) entre os dias 19 e 25 de fevereiro. Uma forma de ver, na prática, o que eles aprendem durante as aulas.
Raíssa Nascimento Batista, aluna do curso, falou sobre a experiência da visita técnica: “O que mais chamou a atenção foi a infraestrutura, a tecnologia, a quantidade de cabos e o suporte na cobertura, que são coisas que a gente não vê diariamente. Foi muito legal”.
“Foi interessante ver, na realidade, o que acontece no nosso laboratório de telecomunicações. Os equipamentos tecnológicos utilizados aqui no evento são muito inovadores”, acrescentou Daniel Oliveira, jovem participante do programa e prestes a se formar no curso técnico.
Mais ação social
O torneio recebeu também 40 adolescentes apoiados pelos projetos sociais Armazém de Ideias e Ações Comunitárias (Aiacom) e Instituto SER+, parceiros do Instituto Claro. Nossa pretensão de levar os jovens ao torneio é o de incentivar à prática esportiva, além de proporcionar uma reflexão sobre o papel do esporte no combate à violência.
Para os beneficiados das duas instituições, assistir a um jogo do Rio Open foi uma grande experiência, da qual muitos nunca haviam participado antes. “Eu gosto muito de esporte porque ele dá mais motivação para a vida”, comentou Paola Cristina dos Santos Barbosa, adolescente de 16 anos que participa do Aiacom.