O Instituto Claro, pelo segundo ano consecutivo, levou 35 jovens ao Rio Open – maior torneio de tênis da América do Sul. Os adolescentes fazem parte das instituições Ação Social pela Música e Instituto Bola pra Frente, e alunos do programa Dupla Escola, iniciativa que capacita estudantes do ensino médio na área de telecomunicações.
O objetivo da visita ao torneio é proporcionar experiências novas a esses jovens e incentivá-los a praticarem esportes, além de convidá-los à reflexão sobre a importância da prática esportiva no combate à violência.
Aprendizado na prática
Além de assistirem a partidas de tênis, os alunos do programa Dupla Escola também fizeram uma visita técnica aos bastidores do evento. O objetivo foi conhecer a infraestrutura e entender como os dispositivos tecnológicos são utilizados na transmissão do Rio Open.
“Gostei muito da visita. Foi muito produtivo para o desenvolvimento do nosso conhecimento na área de telecomunicações”, comentou uma das alunas do programa, Vitória Freitas.
Durante o tour, eles visitaram as cabines de locução, souberam como acontece a edição dos vídeos exibidos nos telões do torneio e conheceram a equipe responsável pela organização da estrutura do campeonato.
O torneio
O Rio Open é o primeiro ATP World Tour 500 da história do Brasil e faz parte de um seleto grupo de 13 torneios desta série. Considerado o maior campeonato de tênis da América do Sul, é o principal evento esportivo do Rio de Janeiro (RJ).
Além da competição, desde 2017, durante o evento, é realizado o torneio Winners, que reúne 110 crianças de seis projetos sociais apoiados pelo Rio Open. Outra atração é o projeto NERO, que oferece aulas de tênis para crianças de uma escola pública no Parque Olímpico do Rio de Janeiro (RJ).